FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS A BEIRA DA FOME: 4 ANOS SEM REAJUSTES SALARIAL

Estamos vivenciando aqui na Bahia  um cenário político complicado  para os funcionários públicos, que amargam  quatro anos sem reajuste salarial. O governador Rui Costa tem agido com muita crueldade com os trabalhadores públicos, com a alegação de que, diante da crise econômica em que o país se encontra, o Estado não tem dinheiro para conceder um reajuste. Observe-se que em nenhum momento a arrecadação do Estado caiu! Mesmo com crise, as fontes de receitas continuam a prosperar, tanto assim que o governo não parou  as obras do metrô, das clínicas,  e das rodovias estaduais. Portanto, esta maldade com o funcionalismo está no DNA do PT, que segundo falam não gosta de funcionário publico. Mesmo assim, os funcionários públicos conscientes votaram no governador.

Além dessa perversidade com os funcionários públicos, o governo do Estado quer fechar mais de 200 escolas. Fala-se até em fazer uma reforma administrativa, privatizando instituições como a Embasa, e nessa reforma administrativa tirar diversos direitos dos trabalhadores públicos, configurando-se em governo neoliberal.

Um governo que se diz democrático, mas que não dialoga com a sociedade organizada, principalmente com as entidades sindicais ligadas aos trabalhadores públicos. Diante dessa situação os funcionários públicos têm que reagir,  para não morrer de fome, uma vez que o aviltamento salarial naturalmente levará a isso, consumido por uma inflação alta e  um custo de vida que se expressa em nosso cotidiano, com aumentos dos produtos básicos,  água, energia, gás de cozinha, remédios, aluguel residencial, e gasolina, que determina um efeito cascata.

Vimos recentemente os ministros do Supremo reajustaram seus salários em 16%%, eles que ganham muito bem com direito a auxilio  moradia e outros privilégios. Nesse cenário, poucos municípios do Estado da Bahia não deram reajuste salarial a seu funcionalismo, nesse período de quatro anos, só o governo do Estado e município de Salvador não deram.

Nesse sentido as entidades dos servidores públicos devem forçar uma audiência com o governo do Estado, para saber do governador, se os funcionários vão passar mais um ano sem reajuste, e se não tiver resposta minha proposta  é greve por tempo indeterminado.

A luta continua!

Nivaldino Felix