FORA TEMER: manifestação no Centro de Salvador reúne milhares de pessoas pelas Diretas Já

A luta pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores continua! Na tarde desta sexta-feira, 30, dia da Greve Geral, a APLB-Sindicato deu seguimento às ações afirmativas e se juntou aos milhares de manifestantes na caminhada contra o governo ilegítimo de Temer e suas reformas, que são um retrocesso para o país. O ato foi iniciado no Campo Grande, por volta das 16h, e seguiu com destino à Praça Municipal de Salvador.

Mais de 20 mil estudantes, trabalhadores, políticos e lideranças sindicais transformaram as ruas do Centro em um verdadeiro tapete, com faixas e cartazes, além de serem acompanhados por um trio elétrico e grupos de percussão. As palavras de ordem estavam na ponta da língua dos participantes, que pediam a renúncia de Temer e as Diretas Já.

“Os trabalhadores brasileiros estão mais uma vez nas ruas contra a reforma da previdência, a reforma trabalhista e a terceirização. Somos contra todos estes malefícios que o governo ilegítimo Temer tem imposto contra nós, trabalhadores e povo brasileiro. Este é o momento de luta contra um governo que não tem a mínima condição de governar. Nós queremos eleger um presidente legítimo, que possa dar o caminho certo para o nosso país e que mantenha os direitos dos trabalhadores”, afirmou a diretora da APLB Elza Melo.

Assista um trecho da caminhada:

Já a diretora Hércia Carvalho ressaltou a presença dos trabalhadores em Educação nos protestos. “É um movimento amplo, com várias centrais sindicais, e que conta com a participação da APLB. Essa luta é de todos os trabalhadores, e a Educação está sempre de parabéns por marcar presença nas ações proativas em defesa da luta dos trabalhadores da educação e de todo o país”.

No domingo, 2 de Julho, a APLB-Sindicato estará presente no desfile cívico e convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, redes estadual e municipal, para participar! O encontro será na estátua de Maria Quitéria, no Largo da Soledade, às 7h.

Não às reformas!

Fora Temer!

Diretas Já!

Confira a galeria de fotos:

Fotos: Thaís Seixas

Notícias anteriores:

GREVE GERAL: APLB-Sindicato participa de ato em defesa dos trabalhadores no Iguatemi

Nem mesmo a chuva arrefeceu o ânimo dos trabalhadores baianos de lutar contra as reformas retrógradas do presidente ilegítimo Michel Temer. Como sempre, a APLB-Sindicato reafirmou seu caráter de entidade combativa na defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e fortaleceu o movimento convocado pelas centrais sindicais.

O ato em defesa dos trabalhadores e contra a retirada de direitos começou às 6h, em frente ao Shopping da Bahia (Iguatemi), onde se concentraram cerca de 3 mil participantes, que carregavam faixas, cartazes e apitos. A manifestação contou ainda com um carro de som, de onde os líderes sindicais ecoaram palavras de ordem a favor da democracia e contra o governo ilegítimo de Temer.

Uma das representantes dos trabalhadores foi a diretora da APLB Marilene Betros, que considerou a manifestação vitoriosa. “Trabalhadores de todas as categorias estão aqui, seja do campo ou da cidade, dizendo não à reforma da previdência, não à reforma trabalhista e não a qualquer retrocesso. Hoje nós tivemos uma grande vitória em parar o Brasil mais uma vez, e continuaremos na luta”, enfatizou.

Entre os trabalhadores da Educação que participaram do ato estava o professor Waldir Estrela, do Colégio Estadual Anísio Teixeira, que destacou a luta da categoria contra a proposta do Escola Sem Partido, classificado por ele como a implantação de um ‘ensino sem criticidade, alienante e até fundamentalista’.

“Depois do golpe à democracia no Brasil, houve uma série de retrocessos, tanto no campo econômico quanto no social. Os profissionais da Educação não podem jamais ficar à margem desta discussão. Acho até um mau exemplo para os estudantes que o professor não participe de um momento como este, esteja nas ruas defendendo os direitos e a luta dos trabalhadores contra aqueles que querem golpear a democracia e entregar as nossas riquezas”, sinalizou o professor.

Ainda nesta sexta-feira, às 15h, outra manifestação vai marcar a programação da Greve Geral. Desta vez, os trabalhadores sairão do Campo Grande, com destino à Praça Municipal de Salvador, conclamando o povo para a luta a favor da democracia.

Não às reformas!

Fora Temer!

Diretas Já!

Centrais convocam greve geral para o dia 30 de junho

A CTB, junto com as demais centrais sindicais (CUT, UGT, Força Sindical, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical, A Pública e CSB), convoca toda a sua base para calendário de luta e indica nova greve geral para o próximo dia 30 de junho. Dentro do calendário de luta, as centrais convocaram para o dia 20 de junho, um Dia Nacional Mobilização rumo à greve geral.

“O momento exige resistência e luta contra as propostas de Temer que põe fim a direitos consagrados da Classe Trabalhadora e de toda a sociedade brasileira. Está claro que a sociedade está contra esse governo é só com luta iremos barrar os retrocesso capitaneados por Michel Temer”, avaliou o presidente da CTB, Adilson Araújo, durante sua fala.

O dirigente destacou que a Central irá colocar força total na construção da greve e reiterou a convocação a toda a sua base. “As CTBs nos estados e as federações e confederações filiadas à CTB estão convocadas a organizar suas bases para a luta”, ressaltou.

Leia nota na íntegra:

Unidade e luta em defesa dos direitos

As centrais sindicais, (CUT, UGT, Força Sindical, CTB, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical, CSB e A Pública- Central do Servidor), convocam todas as suas bases para o calendário de luta e indicam uma nova GREVE GERAL dia 30 de junho.

As centrais sindicais irão colocar força total na mobilização da greve em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, contra as reformas trabalhista e previdenciária, contra a terceirização indiscriminada e pelo #ForaTemer.

Dentro do calendário de luta, as centrais também convocam para o dia 20 de junho – O Esquenta Greve Geral, um dia de mobilização nacional pela convocação da greve geral.

Ficou definido também a produção de jornal unificado para a ampla mobilização da sociedade. E ficou agendada nova reunião para organização da greve geral para o dia 07 de junho de 2017, às 10h na sede do DIEESE.