ESTÁGIO PROBATÓRIO – APLB GARANTE QUE NÃO HAJA NENHUM PREJUÍZO AOS PROFESSORES/AS E COORDENADORES/AS PEDAGÓGICOS

A APLB Sindicato garantiu junto à Secretaria de Educação do Estado da Bahia que não haja nenhum prejuízo aos Professores/as e Coordenadores/as Pedagógicos que estão em período de avaliação de estágio probatório. A APLB defendeu a publicação da homologação da avaliação do desempenho do servidor conforme a Emenda Constitucional nº 19/98.

Continuamos a luta pela garantia do híbrido com segurança, com a implementação do continuum curricular, conforme a Lei 14.040, no qual estamos na vigência do ano letivo de 2021, já tendo cumprido as unidades letivas referentes ao ano de 2020 e em andamento do ano letivo de 2021.

A APLB-Sindicato tem acompanhando o Edital 02/2017 desde o início, lembrando que o concurso público é fruto de luta contra a precarização do serviço público. Nesse contexto, em reunião realizada com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no dia 21 de setembro, às 16h30, ficou encaminhado que não haverá nenhum prejuízo aos trabalhadores/as.

É legitima a implementação do continuum, conforme a Lei 14.040. É importante registrar que foram inúmeras as dificuldades que os/as profissionais de educação tiveram para garantir o ensino remoto emergencial, que tem como uma das referências de implementação a Resolução 02 do Conselho Nacional de Educação. Os/as profissionais de educação utilizaram seus próprios recursos para interação síncrona e/ou assíncrona com os alunos, investindo em esforços individuais, coletivos, colaborativos para manter o vinculo pedagógico com os/as alunos/as e para buscar/participar de formação com o objetivo de aperfeiçoar as ações pedagógicas por meios das tecnologias como recurso possível diante do necessário distanciamento social.

A APLB Sindicato continuará atenta a esse ponto de pauta, acompanhando de perto o que ficou acordado e encaminhado. Informamos que fiquem atentos/as aos informes da APLB Sindicato e não a ilações ou equívocos sobre esse ou qualquer outro assunto. Vamos manter a nossa unidade pela vida, educação de qualidade e garantia dos direitos da classe trabalhadora!

Rui Oliveira

Coordenador-Geral da APLB-SINDICATO