EM REUNIÃO COM GOVERNO, APLB COBRA CELERIDADE NO PAGAMENTO DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF

Fotos: Feijão Almeida – SEC-BA

A direção da APLB-Sindicato se reuniu hoje (22/06) com o secretário de Educação da Bahia, Danilo de Melo, para pedir celeridade no pagamento dos precatórios do Fundef aos professores do estado. Também estiveram presentes no encontro os superintendentes da Secretaria Estadual de Administração (SAEB), Adriano Tambone e da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), Kelly Cristina. A entidade ainda tratou de pautas como a GEAP, promoção na carreira, avanço vertical, eleição de gestores, formação continuada, entre outros.

“Mesmo em recesso de São João, o nosso sindicato se mantém mobilizado, pois entendemos a importância de permanecermos vigilantes na luta pelos direitos da categoria. Nesta reunião o governo reconheceu a luta da APLB em defesa da subvinculação dos recursos e assumiu a responsabilidade de cumprir a legislação e pagar o precatório assim que o dinheiro do Fundo chegar aos cofres do estado. Já fomos, inclusive, à Brasília e protocolamos documento junto ao Ministério da Fazenda pedindo a liberação dos valores. Lutamos também para que os precatórios da rede municpal cheguem às mãos dos trabalhadores em Educação de Salvador”, informou Marilene Betros, coordenadora em exercício da APLB.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Sobre a liberação para os cursos de mestrado e doutorado, a APLB garantiu que até terça-feira (28/06) sejam publicados processos que tramitam na SEC.

PROMOÇÃO NA CARREIRA

APLB discutiu com o governo e garantiu a formação de uma comissão para discutir promoção e a reestruturação da carreira do Magistério, de maneira que beneficie a todos.

ELEIÇÕES DIRETAS PARA GESTORES

A APLB cobrou e o governo informou que pretende realizar eleições para gestores de escolas ainda este ano. Haverá uma reunião da comissão que trata do tema até quarta-feira (29/06).

PAGAMENTO DA GEAP

A discussão sobre a Gratificação de Estímulo ao Aperfeiçoamento Profissional (GEAP) será concluída na próxima reunião da APLB com a SEC, marcada para terça-feira (28/06). A APLB pediu urgência e a gestão estadual se comprometeu resolver a questão nos próximos dias.

ATENÇÃO PARA O AVANÇO VERTICAL

Aos profissionais de Educação que não receberam o avanço vertical na folha deste mês, a Secretaria de Educação informou à APLB que já está resolvendo a situação e fará o pagamento no mês de julho, retroativo a maio.