Em reunião com a APLB, prefeito de Conceição do Almeida diz que não há sobras do Fundeb no município

Por Ivisson Costa

O possível rateio do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) entre os professores da rede municipal almeidense foi descartado pela administração municipal e já comunicado aos professores. As explicações foram dadas em reunião com a professora Neide Cruz, coordenadora da APLB-Sindicato, Núcleo Conceição do Almeida.

O prefeito Ito de Bêga (PSD), juntamente com a Secretária de Educação, Maria da Conceição, e presidente do Conselho do FUNDEB, Aila Lobo, confirmaram que não há sobras de recursos porque os valores foram utilizados para pagamento de pessoal, chegando a atingir 73%, ultrapassando o percentual mínimo de 70%.

O Fundeb (Lei nº 14.113/2020) estabelece que 70% seja utilizado no pagamento dos profissionais da educação, e que os outros 30% devem ser empregados em investimentos e manutenções das unidades de ensino. O Chefe do Executivo alegou que contratou mais pessoal para os meses de maio até dezembro de 2021. Sendo assim, não há sobras para que se efetue pagamento de abonos (rateio).

A APLB de Conceição do Almeida segue apurando as informações dos gastos da rede municipal de ensino, prezando acima de tudo pela transparência.