EM MEIO A ‘SEGUNDA ONDA’ DA COVID-19, PREFEITURA DE BRUMADO PLANEJA RETORNAR AULAS PRESENCIAIS NA SEGUNDA (11)

A gestão da cidade de Brumado, BA, anunciou esta semana o retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino para a próxima segunda-feira (11). O prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) disse que o projeto para a reabertura das escolas já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

Após uma onda de críticas e protestos de entidades e pais de alunos, o  Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Primeira Promotoria de Justiça de Brumado, anunciou que vai acompanhar o retorno às aulas no município.

A cidade já havia retomado as aulas presenciais no dia 21 de setembro do ano passado, quando o Ministério Público estadual ajuizou uma ação civil pública contra o município, com a participação de entidades como a APLB-Sindicato, suspendendo as aulas por tempo indeterminado. Agora, a prefeitura insiste em reabrir as unidades de ensino, num momento em que a Bahia e o Brasil vivem uma “segunda onda” de contaminação pelo coronavírus, com aumento de casos de Covid-19 em Brumado.

“Nós estamos na luta desde novembro, quando derrubamos a liminar que instituiu o retorno das aulas presenciais. Ele agora está tentando voltar, o que é uma temeridade neste momento em que a Covid-19 está matando muita gente. É um irresponsável que, infelizmente, foi reeleito, para colocar a vida da população em risco. Vamos resistir e lutar, pois isso precisa ser denunciado na Justiça, mais uma vez”, disse Rui Oliveira, coordenador geral da APLB.