Em entrevista diretora da APLB-Sindicato de Iguaí Delegacia Rio Gongogi fala sobre Plano de Cargos e Salários

Em entrevista ao Portal Iguaí Mix, Rosânia Vieira, diretora da APLB Sindicato de Iguaí, Delegacia Rio Gongogi, fala sobre a importância da aprovação do Plano de Cargos e Salários para a educação do município.

Iguaí Mix – O que a APLB Sindicato espera da Câmara de Vereadores com o envio do Plano de Cargos e Salários para a apreciação?

Rosânia Vieira – Esperamos conscientemente da Câmara de Vereadores a aprovação, pelo fato de que, durante todo o tempo de sua gestão, eles têm sempre em sua fala que estariam beneficiando a categoria nesse projeto e principalmente por terem conhecimento de que, desde 2005, este plano está em estudo, com a participação da equipe jurídica e contábil do poder executivo, que tem analisado e confirmado que está dentro das possibilidades financeiras do município, até porque não seríamos irresponsáveis de colocar um projeto para aprovação que não pudesse ser cumprido, visto que estaríamos prejudicando a própria categoria.

Iguaí Mix – Qual a importância da aprovação do Plano de Cargo e Salários do Magistério para a educação em Iguaí?

Rosânia Vieira – Primeiro, estaria melhorando a qualidade do ensino. Segundo, valorizando todos aqueles que tiveram a oportunidade de se capacitar, fazendo cursos e buscando qualificação profissional. Também, uma vez que o Conselho Nacional de Educação proporciona mudanças que beneficiam a categoria na implantação do piso salarial, já que, principalmente em Iguaí, por muito tempo tem se lutado por melhores condições de trabalho, qualidade de ensino, aumento salarial e o plano estará priorizando a educação em nosso município. Entendemos que o plano é uma ferramenta imprescindível para que o educador se sinta motivado para desempenhar o seu trabalho, o que beneficiará, também, toda a comunidade escolar. Em todos os municípios é necessário que se faça a reformulação dos planos por conta dessas mudanças.

Iguaí Mix – O município seria prejudicado, caso não venha a aprovar o Plano de Cargos e Salários?

Rosânia Vieira – A não aprovação do Plano de Cargos e Salários comprometerá o orçamento federal para a educação em nosso município, no próximo ano, e isso irá prejudicar a educação de um modo geral.

Iguaí Mix – Por que só agora está sendo enviado o Plano de Cargos e Salários do município para aprovação?

Rosânia Vieira – Por conta da discussão delicada em que o Plano de Cargos e Salários foi submetido, uma análise prolongada, até porque se trata de percentuais, não houve tempo necessário para que essa aprovação acontecesse até julho, por causa da lei eleitoral. Ficou acordado com o poder executivo e a APLB de que seria enviado após as eleições para aprovação, uma vez que isso deve o mais rápido possível, de acordo com o estabelecido pelo Governo Federal.

Iguaí Mix – Como foi feita essa discussão e há realmente condições de se pagar o que foi estabelecido?

Rosânia Vieira – De acordo com o previsto na lei, a APLB, juntamente com o técnico Joel Câmara e os responsáveis pelo setor jurídico do sindicato , além de uma comissão de educadores do município, discutiu com o poder executivo, através do setor jurídico e contábil, e se chegou à conclusão de que o município realmente tem condições de cumprir a lei e aprovar o Plano de Cargos e Salários, conforme os estudos realizados que confirmaram que está dentro das possibilidades financeiras do orçamento municipal.

Fonte: Portal Iguaí Mix

Leia aqui a  entrevista na íntegra.