Eleição de gestores escolares – Núcleo da APLB de Uauá realiza buzinaço em defesa da educação e pela democracia
A APLB-SINDICATO Núcleo de Uauá, sempre em defesa dos direitos dos profissionais em educação e na defesa de uma educação de qualidade e de uma gestão democrática, realizou nesta terça-feira (12), o BUZINAÇO DA EDUCAÇÃO, especialmente junto à comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários das escolas), declarando que a APLB é contra o processo para escolha de diretor escolar que a gestão quer aplicar.
A direção do Núcleo de Uauá faz a crítica porque acredita que a ação retira o direito de pais, alunos, professores e funcionários, que vivem o dia a dia da escola, de escolher o diretor que a gestão entende ser o mais preparado para assumir a direção escolar da sua comunidade, desrespeitando a Lei Federal 13.005 (25/07/14), meta XIX, e a Lei Municipal 432, ARTIGO 73.
É importante expor que vários municípios da nossa região realizaram eleições para diretor de escola, agindo de forma democrática e dando oportunidade para os pais, alunos, professores e funcionários exercerem o direito de votar.
A direção do Núcleo de Uauá questiona os motivos da gestão não ter elencado o Edital n° 01/2023, a principal Etapa que fundamenta a Gestão Democrática nessa temática, que é a participação dos pais.
A APLB-UAUÁ sempre se manteve firme nessa luta pela Eleição de Diretor Escolar, primando pela participação de quem realmente conhece o chão da escola.