É GREVE NA REDE MUNICIPAL! ASSEMBLEIA CONFIRMA A GREVE GERAL E DEFINE AGENDA DE LUTAS DO MOVIMENTO

A APLB-Sindicato legítima representante dos trabalhadores em Educação do Estado da Bahia promoveu na manhã desta quinta-feira (19/05), uma grande assembleia geral com os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Salvador, na Praça Municipal. A assembleia reafirmou a posição da categoria pela deflagração da greve geral que teve início hoje, já com mobilização. Após a assembleia, a categoria saiu em peso em caminhada até a Secretaria Municipal de Gestão – SEMGE, enquanto distribuíam cartas à população e também para a comunidade escolar esclarecendo os motivos da greve.

A categoria rejeita a proposta de reajuste  salarial  apresentada pelo executivo municipal de 6% + 2 referências e luta pela garantia do índice de reajuste de 33,24%. O prefeito está irredutível em atender às reivindicações dos professores da rede municipal. Mas, a greve não é apenas pelo reajuste salarial, é também em defesa da qualidade de ensino. As condições de trabalho são péssimas: salas pequenas, sem ventilação adequada, sem auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADI, para as crianças pequenas, especialmente para aquelas que possuem deficiência. Escolas que estão em reforma e não iniciaram as aulas, outras que foram entregues, mas que apresentam diversos problemas na estrutura, com infiltrações e rachaduras por conta do material de baixa qualidade utilizados nas reformas. Outra preocupação é com a merenda escolar que é precária!

A APLB reafirma que a categoria continua aberta às negociações, mas a intransigência do prefeito obrigou a deflagração da greve.

O Sindicato defende os interesses da categoria. A direção esteve presente na assembleia conduzindo o movimento e as votações.  A diretora Elza Melo parabenizou os trabalhadores em Educação da Rede Municipal que estão firmes e dispostos a lutar.  Já o coordenador-geral Rui Oliveira marcou presença e relatou a luta dos companheiros no interior do estado pelo Piso e valorização.

A categoria merece um governo que a respeite, que garanta emprego, alimentação saudável, saúde, educação de qualidade para o povo e um futuro melhor para nossas crianças.

O movimento grevista é justo e por isso tem motivado o apoio de toda a comunidade escolar, famílias, estudantes, e parlamentares. O vereador e Ouvidor da Câmara Municipal Augusto Vasconcelos (PCdoB) compareceu à assembleia e garantiu apoio à luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

Veja abaixo o relato de Manuela Sueli – mãe de um aluno da rede municipal. Ela também é estudante da EJA.

Confira abaixo a AGENDA DE LUTA DA GREVE, aprovada na assembleia. Porém, pedimos que a categoria fique atenta, pois a agenda pode ser alterada devido às necessidades que forem surgindo no movimento.

1. QUINTA-FEIRA (19/05)
MANHÃ : Assembleia aprovou a deflagração da greve geral na Rede Municipal de Ensino de Salvador
seguida de caminhada para a SEMGE;
TARDE: Panfletagem nas comunidades, nos terminais de ônibus, metrôs, etc.
Passar nas rádios comunitárias;
Carro de som;

2. SEXTA-FEIRA (20/5), às 9h.
MANHÃ: Ida à Igreja do Bomfim. Todos de branco. Concentração no Largo de Roma com a doação de
alimentos para o Hospital Irmã Dulce;

SEGUNDA- FEIRA (23/05): Manhã e tarde: Panfletagem nas comunidades, nos terminais de ônibus, metrôs, Lapa, etc
Passar nas rádios comunitárias; Piquete nas escolas com distribuição de cartas; Carro de som nos bairros, água, carta para os grupos;
Tarde: 15h Reunião do comando da Greve.

3. TERÇA-FEIRA (24/05): Manhã – Manter os piquetes nas escolas e panfletagem nos bairros, terminais de ônibus, metrô, Lapa;
                       Tarde – Câmara de Vereadores para participar da Tribuna Popular;

4. QUARTA-FEIRA (25/05): Assembleia Geral, às 9h, no Ginásio dos Bancários;

5. Postagens nas redes sociais de vídeos de pais e alunos;

COMO SERÃO OS PIQUETES NAS ESCOLAS:
1. APÓS A ASSEMBLEIA , TODOS DEVERÃO SE REUNIR EM GRUPOS POR GRE;
2. OS GRUPOS RECEBERÃO A RELAÇÃO DAS ESCOLAS COM OS ENDEREÇOS;
3. OS GRUPOS SE ORGANIZARÃO EM CARAVANAS POR BAIRRO (GRE);
4. TODOS DEVERÃO FAZER O RELATÓRIO DAS ESCOLAS QUE PARALISARAM TOTALMENTE, PARCIALMENTE
OU NÃO PARALISARAM;
5. DAR PRIOIRDADE ÀS ESCOLAS QUE NÃO PARALISARAM;
6. AS INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS DEVEM SER ENCAMINHADAS PARA O EMAIL
APLB.MUNICIPAL@GMAIL.COM ;

A luta é a nossa marca!