Dirigente da CTB critica ação de reitor da Uneb em eleição para diretores de departamentos na instituição

Dirigente da CTB critica ação de reitor da Uneb em eleição para diretores de departamentos na instituição

Deplorável e antidemocrática. Com esses adjetivos, o vice presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil [CTB], Claudemir Nonato, classificou a postura do atual reitor da Universidade do Estado da Bahia [Uneb], José Bites, que segundo ele, vem agindo de maneira acintosa na eleição dos diretores de departamentos da Uneb.

Em cartas assinadas por Bites aos integrantes dos Departamentos de Ciências Humanas e Tecnologia do campus Irecê e Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais do campus Juazeiro , o reitor claramente aponta seu declarado apoio para candidaturas por conta do alinhamento com o projeto político da atual gestão. “Essa postura antidemocrática não condiz com o espírito que deve permear as ações na academia. O reitor deveria zelar pela liberdade de pensamento e escolha. Diferente disso, tenta manipular consciências e impor sua vontade pessoal à comunidade acadêmica como uma espécie de troca de favores. Isso é deplorável e demonstra que ele não honra o posto que ocupa, muito menos, respeita a história democrática da Uneb”, disse Nonato que também integra a corrente Sindicalismo Socialista Brasileiro [SSB] na Bahia.

Os argumentos apresentados pelo reitor para assediar a comunidade acadêmica e impor os nomes que apoia são vistos pelo socialista como inconsequentes. “Não imagina o reitor Bites que contribui de maneira equivocada para que atitudes que vemos no cenário nacional se perpetuem. O golpe político que inviabiliza o país é exemplo disso. Querer alinhar a estratégia política da sua gestão é algo que não garante a capacidade de gerir, ao contrário esse argumento é vazio e configura o despreparo latente para conduzir uma instituição da envergadura que tem a nossa Uneb. Isso é vergonhoso, uma situação surreal”, completou.

Você pode gostar de ler também: