Diretoras da APLB-Sindicato participam do 7º Encontro Nacional DST/AIDS em Fortaleza

CNTE Fortaleza

Fonte: CNTE

Teve início na manhã de segunda-feira (25), em Fortaleza-CE, o 7º. Encontro Nacional do Projeto DST/AIDS. O encontro é a primeira atividade nacional do Projeto no ano de 2013 e, além de ter o objetivo de avaliar o trabalho desenvolvido por cada sindicato no ano que passou, será o momento de organizar as atividades planejadas para o ano em curso. As diretoras da APLB-Sindicato Valdice Edington dos Santos Borges e Gercyjalda Rosa da Silva partcipam do encontro e farão a exposição de todas as ações e atividades desenvolvidas nas escolas e comunidades na Bahia dentro do projeto DST/AIDS.

O Projeto realizado pela CNTE, está no sétimo ano de atividades no país e conta com a adesão de 19 estados, representados neste evento pelos Sindicatos afiliados à CNTE, com a participação de Fátima Silva, Marta Vanelli, Joaquim Juscelino Linhares Cunha, Selene Michelin Rodrigues, Ieda Leal de Souza e Marilda de Abreu Araújo, diretores da CNTE.

Para iniciar as atividades, o grupo de arte-educação “Camisinha Cor de Rosa”, encenou uma de suas peças lúdicas, demonstrando aos presentes o trabalho de conscientização que desenvolvem junto aos adolescentes que estudam nas escolas públicas do Ceará.

Em sua fala, a professora Marta Vanelli, Secretária Geral da CNTE, frisou a importância deste projeto no processo de construção da cidadania: “Esse programa é um dos mais difíceis que a CNTE abraça, já rompemos muitas barreiras para dar abrangência nacional ao programa. Esse evento vem para alimentar na nossa alma a vontade de continuar na batalha de enfrentamento às DST/Aids e em favor da educação pública”, lembrou.

Selene Michelin Rodrigues, secretária de assuntos municipais da CNTE, revelou que teve dificuldade para implantar o projeto no RS: “Infelizmente, nosso sindicato no Rio Grande Sul não demonstrou interesse em aderir ao projeto, mas mesmo assim desenvolvemos as atividades só que de forma independente, eu e a companheira Rita Marta Caldas. Temos contado com o apoio de alguns coordenadores regionais e, dessa maneira, conseguimos atingir mais de 5.000 estudantes em 30 escolas. Estamos felizes com o resultado, mas sabemos que é possível realizar muito mais, então continuamos cobrando a adesão do sindicato”, afirmou.

Também compuseram a mesa de abertura o presidente da APEOC/CE, Anízio Santos Melo, Rejane Helvia Ribeiro Quirino, representando a Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC, Márcia Lessa Fernandes Ribeiro representando a Secretaria da Saúde do Estado- SESA, Francisco José do Conselho Municipal da Educação e o Secretário Geral da CUT-CE, Helder Nogueira.

Vista_geral

A APEOC-CE, como entidade anfitriã, apresentou o trabalho desenvolvido no estado pelo Sindicato que, para atingir os objetivos propostos, tem firmado várias parcerias com as Secretarias de Educação e Saúde do Estado e municípios. “Trabalhar o SPE é um processo lento de conscientização, e o sindicato tem conquistado bons resultados celebrando parcerias com as Secretarias de Educação e de Saúde”, diz Teresinha de Jesus dos Santos, diretora da APEOC-CE e Coordenadora Estadual do Projeto EPT/AIDS.

O antropólogo Rui Massato Harayama, do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (www.medicalizacao.org.br), expôs o trabalho da entidade que luta contra a medicalização da sociedade que é o processo em que as questões da vida social são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causa orgânica (diagnósticos precipitados de Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos, por exemplo). “A CNTE apoia o Fórum na medida em que defendemos a potencialização dos educadores e educadoras em sala de aula e buscamos derrubar os rótulos que oprimem os estudandes”, comenta Harayama.

Encerrando a programação do dia foi exibido o filme “O Jardineiro Fiel”, do diretor Fernando Meirelles, visando uma reflexão coletiva sobre a criação de políticas públicas voltadas ao combate do HIV/AIDS, nas linhas de prevenção, mobilização e capacitação de recursos humanos.

A programação do encontro continuará até a próxima quarta-feira (27/02).

Dia 25/02

9:00 – Abertura

9:10 – Apresentação Cultural

9:40 – Saudação das entidades componentes da mesa

10:30 – Coffee break

10:50 – Apresentação do Programa

11:10 – Apresentação da APEOC

PSE – Promovendo Integração Saúde na Escola

· Implementando o PSE/SPE no Ceará (APEOC)

· Implementando no Ceará (Grupo de Trabalho Inter setorial – GTI)

· Técnico da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Escola – 3ª CREDE –

Aracaú

· Aluno da Escola Estadual do Município de Aracaú

· Técnico da Coordenadoria Regional de Saúde – 1ª CRES – Caucaia

· Técnico da Secretaria Municipal de Educação – SME de Morrinhos

· Técnico da Secretaria Municipal da Saúde – SMS de Morrinhos

12:30 – Almoço

14:40 – Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

O que é?

Qual área de atuação?

Rui Massato Harayama

16:10 – Coffee break

16:30 – Apresentação do filme “O Jardineiro Fiel”

19:00 – Encerramento das atividades

Dia 26/02

9:00 – Apresentação Cultural

9:30 às 10:30 – A Política de saúde às pessoas vivendo com HIV/AIDS

Telma Alves Martins – Coordenadora Estadual de DST/AIDS

10:30 – Apresentação do Trabalho das entidades

O que fizemos em 2013?

Quais desafios para 2013?

12:30 – Almoço

14:40 – Retorno das Atividades – Continuação das apresentações