DIREÇÃO DA APLB SE REÚNE COM  REPRESENTANTES DE ESCOLA PARA DISCUTIR PAUTAS DA CATEGORIA

DIREÇÃO DA APLB SE REÚNE COM  REPRESENTANTES DE ESCOLA PARA DISCUTIR PAUTAS DA CATEGORIA

Na tarde desta quarta feira (15/09), foi realizada reunião de representantes de escola para tratar de assuntos que vêm inquietando a categoria. Sem desvincular a luta politica da pauta específica, Rui Oliveira, coordenador geral da APLB fez uma abordagem geral do desgoverno Bolsonaro de características ultra direitista, cujos retrocessos, ataques à democracia, sustentadas por preconceitos, interesses escusos, agressões generalizadas são a sua marca, o que nos impõe o estado de atenção, mobilização e ações para o seu enfrentamento!

 

PAUTA GERAL:

 

A tarefa principal dos trabalhadores, dos movimentos sociais, dos partidos políticos é, sem dúvida, salvar o nosso país. Para tanto, será preciso CONSTRUIR UMA FRENTE AMPLA para tirar do poder os tiranos que matam o nosso povo, se não é de COVID é de fome, pelas razões fartamente conhecidas por todas/os.

 

Portanto, mais do que nunca, é preciso levantar a bandeira pela Construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, mas para isso, é imprescindível intensificarmos a luta pelo FORA BOLSONARO, pela garantia do emprego e renda, o aumento do valor do auxílio emergencial, a defesa dos direitos dos trabalhadores, contra o sucateamento e o desmonte do SUS, contra o obscurantismo e o negacionismo, em defesa da ciência, da cultura, da educação pública de qualidade, da vida, da reforma agrária, pela demarcação das terras indígenas, pela emancipação da mulher, contra o racismo estrutural e todas as formas de preconceito, enfim, em defesa do estado democrático de direito.

 

Nesta quarta feira (15/09), parlamentares e dirigentes de nove partidos se reuniram na Câmara dos Deputados e formaram um comitê pró-impeachment e já unificaram agenda com atos ‘Fora Bolsonaro’ programados para os meses de outubro e novembro.  O próximo ato acontecerá no dia 02/10. Se liguem e agendem-se!

 

 

PAUTA ESPECÍFICA

 

Nessa reunião destacaram-se os seguintes pontos:

  1. PRECATÓRIO DO FUNDEF

A proposta inicial do precatório do FUNDEF que a Prefeitura Municipal deve receber  95.247.956,01 milhões (valor ainda em discussão entre o município de Salvador e a União) sendo que ainda não há prazo definido para o depósito do valor, em vista da PEC do Calote (precatórios) do governo Bolsonaro. A APLB-Sindicato, junto com outras entidades do Norte /Nordeste, continua com um corpo de advogados com competência na área, acompanhando toda a tramitação do processo.

 

  1. ALTERAÇÃO E REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO:

A posição do Executivo municipal em não conceder esses dois benefícios assegurados por lei tem trazido sérios prejuízos para a categoria. Logo, se tornou objeto do trabalho de análise e ação do Depto. Jurídico da APLB e de consulta à PGM.

Sobre a alteração da jornada de trabalho, o executivo municipal alega que contraria a Constituição Federal, já que os companheiros que pleiteiam a alteração da jornada normal de trabalho de 20 para 40 horas, prestaram concurso público para 20 horas. Além disso, afirmam que tem Parecer do TCM que negam tal direito.

Sobre a redução da jornada de trabalho, o secretário da educação se nega a conceder alegando falta de professores na rede.

A APLB-Sindicato contesta com veemência tais afirmações, entende serem absurdas, haja vista não ter havido nenhuma alteração na CF sobre esse tema. Além disso, existem leis especificas (LC 036/2004, art. 12 e Lei 8722/2014, arts. 35 a 38) na rede municipal de ensino que tratam desses direitos e existem vagas, portanto há necessidade do ensino que permite aos professores alterarem as suas jornadas para as 40 horas.

LC 036/2004 – Estatuto do Magistério:

Art. 11 – Os servidores do magistério estão sujeitos à jornada normal de trabalho de 20 (vinte) horas semanais em tempo parcial e 40 (quarenta) horas semanais em tempo integral.

Art. 12 – Os servidores do Magistério poderão ter sua jornada de trabalho ampliada ou reduzida, conforme dispuser o Plano de Carreira e Remuneração.

         Lei 8722/2014 – Plano de Carreira:

                                  Os Professores Municipais e Coordenadores Pedagógicos submetidos à jornada de 20 (vinte) horas poderão ampliar a jornada de trabalho para 40 (quarenta) horas, na dependência de vagas e observados os critérios de assiduidade, tempo de serviço na unidade escolar e tempo de serviço no Magistério Público Municipal.

Art.36 – O requerimento de alteração da jornada de trabalho deverá ser formalizado até 60 (sessenta) dias antes do término do ano letivo.
Art. 37 – A apuração dos critérios e as demais normas complementares para a alteração da jornada de trabalho serão objeto de regulamentação.

Art. 38 – Os Professores Municipais e Coordenadores Pedagógicos submetidos à jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas somente poderão ter reduzida a sua jornada durante o período de férias escolares mediante pedido formulado pelo servidor até 60 (sessenta) dias antes do término do ano letivo, ressalvadas as situações especiais, devidamente comprovadas, devendo, em qualquer caso, aguardar a comunicação do deferimento em serviço.

Além disso, a existência de vagas e a necessidade do ensino é uma realidade, o que permite aos professores requererem seu legítimo direito à alteração de suas jornadas de trabalho.

Na última reunião o secretário informou que a situação ainda está sob análise da PGM e, na oportunidade, reafirmamos nossa posição e a ação do Dpto. Jurídico da APLB-Sindicato. A discussão e busca pela resolução da situação e cumprimento do Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira continua por meio das reuniões que estão ocorrendo, inclusive com o secretário de gestão.

 

  1. MUDANÇA DE NÍVEL

Será apresentado à APLB-Sindicato, no próximo dia 23/09, propostas do estudo que está sendo construída pela SMED sobre o quantitativo de cargos para o Quadro Efetivo do Magistério para posterior encaminhamento à Casa Civil. A proposta será apresentada à categoria para conhecimento e análise;

  1. AUXÍLIOS ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE:

Esses benefícios foram pago da seguinte forma

  • mês de agosto referente ao período de 21/06 a 20/07
  • mês de Setembro referente a 21/07 a 20/08,
  • outubro, referente 21/08 a 20/09

Quem não recebeu será necessário observar a folha COF para verificar se a escola não encaminhou ou o erro foi da SMED. Os que não foram contemplados devem encaminhar nome, matricula e escola para APLB-Sindicato pelo e-mail: aplb.municipal@gmail.com a fim de agilizar o processo de implantação e posterior pagamento;

  1. GRATIFICAÇÃO PERIFERIA:

Informa a SMED que deverá ser reimplantado na próxima folha

 

  1. AÇÃO SOBRE O AUXILIO ALIMENTAÇÃO IMPLEMENTADA PELA APLB:

Embora a sentença tenha sido exarada em 01.08.2021, a publicação ocorreu somente no Diário Oficial da Justiça, no dia 01.09.2021, conforme certidão expedida nos autos e abaixo transcrita:

“Certifico que o ato abaixo foi disponibilizado no Diário da Justiça Eletrônico em  01/09/2021. Considera-se data da publicação, o primeiro dia útil subsequente à data acima mencionada. O prazo terá início em 02/09/2021

O ente público tem 30 dias úteis o prazo para recorrer, contados da data da publicação da sentença, ou seja, a interposição do recurso dar-se-á até 19/10/2021.

                Já no que tange ao pagamento dos valores retroativos, ocorrerá somente após o trânsito em julgado (encerramento todos os recursos) da ação e dos procedimentos executórios (recolhimento de documentos dos interessados, cálculos, intimação do réu) nos autos do processo, é que será formado o precatório ou RPV (Requisição de Pequeno Valor), dependendo do valor da execução.

             Quem tem direito? Todos os trabalhadores em educação (professores efetivos e Reda, coordenadores pedagógicos, funcionários) e em provimento comissionado taxativamente, que recebiam esse benefício.

             Os nossos advogados também informaram que existe a possibilidade dos 22 professores Reda que foram desligados em junho/2021 também serem ressarcidos.

  1. CUMPRIMENTO DOS PROTOCOLOS: AFASTAMENTO PARA QUEM TEM COMORBIDADES:

É preciso que todas e todos estejam atentos ao cumprimento dos protocolos que foram construídos pela própria SMED e trazer as denúncias para a APLB. A direção do sindicato já está realizando visitas às escolas e quem desejar visitas para fazer a verificação in loco, basta solicitar à direção da APLB-Sindicato para agendamento.

  1. REMOÇÕES:

Foi publicada a portaria para as solicitações de remoções em setembro, cumprindo o que prevê a legislação.

 

  1. APOSENTANDOS: PUBLICAÇÃO DO ATO APOSENTADOR E A LIBERAÇÃO PARA AGUARDAR FORA DO TRABALHO

Como resultado da ação da APLB foi constituída uma comissão para trabalhar com os processos de aposentadoria. As publicações que estão ocorrendo é fruto das investidas da APLB, não só via SMED, mas SEMGE.

Haverá mais uma reunião específica para agilizar esse processo de publicações entre a direção da APLB-Sindicato e o Secretário de gestão, na próxima segunda feira.

  1. CORTE DE SALÁRIO – DEVOLUÇÃO

Fruto do acordo entre a APLB-Sindicato e o Secretário da educação, todos que tiveram corte de salário terá a devolução dos valores. Para tanto, a SMED está realizando um levantamento junto às direções das escolas para proceder às devoluções. Aqueles que quiserem maior agilidade, encaminhe o nome, escola e matrícula para o e-mail: aplb.municipal@gmail.com

 

  1. DEMISSÃO DOS FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS:

Haverá reunião com o secretário de gestão para tratar das razões e discutir a recontratação desses pais e mães de família que perderam os seus empregos. Além disso, e também absurdo, são as escolas que estão com o quadro de funcionários incompleto para cumprir os protocolos sanitários.

Esse tema e mais outras questões estão pautados em uma reunião entre a APLB-Sindicato e o Fórum de Gestores, nos próximos dias.

  1. DISTANCIAMNETO SOCIAL NAS ESCOLAS:

O decreto municipal que reduz o distanciamento social para até 1m² se aplica às atividades gerais para as quais não haja regulação específica. O funcionamento das escolas voltam a observar a LDB, a Resolução CME 035/2014 do Conselho Municipal de Educação, que estabelece o espaço mínimo de 1,5m² para a Educação Infantil e 2m², caso a sala de atividades também seja usada como sala de repouso, e a Resolução CEE 082/2016, do Conselho Estadual de Educação para a Educação Básica, que estabelece o distanciamento de 1,2m² para a sala de atividades a partir do Fundamental I.

Já houve esse entendimento entre a APLB-Sindicato e o secretário da educação, portanto, o Decreto 34.414/2021, publicado no DOM em 10/09/2021, não se aplica nas escolas da rede municipal de ensino de Salvador;

 

  1. PONTO ELETRÔNICO:

Sairá uma Normativa para o uso desse ponto eletrônico, entretanto há muitas duvidas e criticas para a sua utilização na educação. É pauta de discussão na reunião conjunta entre a APLB, secretários de educação e gestão;

  1. ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO

Por força da LC 173/2020 do governo federal, a contagem do tempo de serviço e outros direitos dos servidores públicos foram suspensos de abril/2020 a dezembro 2021. O servidor municipal que completou mais um biênio no período da vigência dessa e receberam o valor equivalente a 3% do vencimento básico, tiveram que indenizar a Fazenda por determinação da PGM.  Logo que a LC 173/2020 seja extinta, retorna a partir de janeiro de 2022

 

PROPOSTAS:

  1. A APLB-Sindicato deverá encaminhar documento ao prefeito e ao secretário da educação e gestão, exigindo:
  2. a reimplantação, na folha de setembro, dos auxílios alimentação, transporte e gratificação periferia para todos que têm direito a esses benefícios.
  1. Dar qualidade a alimentação escolar, bem como observar a quantidade oferecida aos alunos. A alimentação para os alunos da rede municipal não pode ter relação com as cestas básicas;
  1. Haverá uma reunião na próxima segunda feira, de caráter emergencial, entre a APLB e o secretário de gestão para tratar sobre:
  • vantagem nominal
  • demissão dos terceirizados
  • alteração e redução da jornada de trabalho
  • cumprimento do documento retomada das aulas contendo os protocolos de biossegurança nas escolas;
  • Comorbidades
  • Licenças saúde
  1. Realizar reunião ampliada com a categoria para discutir e aprovar sobre:
  • Acordo Coletivo com as reivindicações ainda não atendidas e as novas demandas;
  • Critérios para Avaliação de desempenho, com vistas à mudança de referencia na Tabela Salarial;
  1. Sobre o SMA:

A SMED reafirma que o SMA é um instrumento que irá validar o continuum 2020/2021. Entretanto, a categoria tem se posicionado questionando esse Sistema de Avaliação pela carência de computadores as escolas e pelo volume de trabalho a ser executado no exíguo tempo da reserva. A proposta apresentada e que será levada ao conhecimento do Secretário é que todas/os devem realizar o preenchimento estritamente no período da reserva, sem ultrapassar a sua jornada de trabalho que deve considerar o horário de interação com o educando, da participação e elaboração da proposta pedagógica, elaboração do plano de trabalho e no horário de descanso;

  1. QUEM SE RECUSA A VACINAR:
  • A APLB- Sindicato está tratando com o executivo municipal mecanismos para o convencimento de todas/os que se recusam a vacinar;
  • que cada unidade escolar exija de todas/os, inclusive para as famílias e visitantes a apresentação a caderneta de vacinação;
  • apuração de responsabilidade para quem se recusar a vacinar
  1. Todas as unidades escolares que ainda não preencheram o Formulário de Avaliação dos Protocolos construído pela APLB –Sindicato, deve cumprir essa tarefa e enviar o mais rápido possível para se fazer um levantamento real de cumprimento – ou não- dos protocolos de retomada das aulas presenciais;

 

  1. Cobrar a realização da reunião com a DIPE/SMED para tratar dos professores que atuam nas Classes Hospitalares;

 

  1. Participação efetiva no ato FORA BOLSONARO, no dia 02 de outubro. Atenção! A participação de todas/os é fundamental, mas é preciso cumprir todos os protocolos de biossegurança;

À LUTA!

FORA BOLSONARO!

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar de ler também: