Direção da APLB realizou reunião sobre questão da Gratificação de Difícil Acesso com professores da rede estadual, nesta sexta (8)
A direção da APLB-Sindicato realizou, na tarde desta sexta-feira (8), no auditório da entidade, uma reunião com professores de unidades escolares da rede estadual que tiveram suprimida a Gratificação de Difícil Acesso do contracheque do mês de janeiro.
Muitos dos professores prejudicados com a medida relataram que não há justificativa para a supressão do direito, já que os colégios têm problemas de insalubridade, falta de segurança e localização periférica, além do fato de que, em muitos casos, o direito já faz parte do orçamento destes profissionais há 10 anos ou mais, o que representa sério dano à estabilidade financeira dos atingidos.
O grupo está indignado com a situação e disposto a lutar pela restauração do direito suprimido. Mobilizados, os professores devem participar da assembleia geral da quinta-feira, 14, às 09 horas, no Ginásio dos Bancários, quando esta questão deverá ser tratada, juntamente com as demais demandas da categoria, e será deliberado sobre os próximos passos do movimento, que deve incluir ações político-administrativas, mas poderá englobar também medidas jurídicas.
Participaram da reunião, professores dos colégios Anfrísia Santiago, Carlos Barros, Eduardo Baiana, CPM Cajazeiras e CPM Leonor Calmon.
Audiência
Tendo em vista a realização da Assembléia Geral do dia 14.02, a direção da APLB-Sindicato enviou ofício, nesta sexta-feira (8) ao secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, solicitando audiência, o mais breve possível, para tratar da seguinte PAUTA:
- Revogação imediata da Portaria 176/2019 da SEC
- Dedicação exclusiva – Diretores e Vices
- Retirada do Difícil Acesso das escolas da rede estadual
- Reclassificação dos aposentados
- Pagamento de 20% CET Vices diretores
- Solução para os professores das escolas extintas do Estado da Bahia
- Discutir a situação dos excedentes
- GEAP – regulamentação
- Aposentadorias e Licença – prêmio