Deputado Bebeto cobra do Incra e da Polícia rigor nas investigações sobre extermínio de quilombolas na Bahia

Em pronunciamento no plenário da Câmara Federal nesta quinta (10/08), o deputado Bebeto Galvão (PSB) exigiu “rigor nas investigações de extermínios envolvendo trabalhadores rurais sem terras, aos indígenas e aos quilombolas”. O parlamentar lembrou a chacina que ocorreu na madrugada de segunda (07/08) no Território Quilombola de Iúna, em Lençóis, na Chapada Diamantina, onde seis pessoas foram mortas em duas residências.

“Só nestes últimos dois meses, nós já temos oito quilombolas assassinados em suas áreas, buscando a demarcação. E por isso mesmo, nós estamos encarecendo ao Incra, ao Governo do Estado da Bahia e a Polícia Civil que realize as devidas investigações para que estes crimes não fiquem insolúveis. É um atentado contra o povo negro, um atentado contra os quilombolas da Bahia. Nós não podemos aceitar. Nós estamos denunciando mais essa atrocidade contra os nossos irmãos, contra os nossos irmãos quilombolas”, solicitou Bebeto.

As vítimas foram identificadas como Adeilton Brito de Souza, Gildásio Bispo das Neves, Amauri Pereira Silva, Valdir Pereira Silva, Marcos Pereira Silva e Cosme Rosário da Conceição. A Superintendência Regional do Incra/BA disse em nota que uma delegada agrária e um representante da Ouvidoria Regional Agrária do Incra/BA estarão na cidade no próximo dia 14 de agosto, acompanhando as investigações.