DEFE-DEPARTAMENTO DE FUNCIONÁRIOS DA APLB-SINDICATO PROMOVE ENCONTRO EM BOA NOVA

O Núcleo da APLB da cidade de Boa Nova  realizou o segundo encontro de funcionários da educação, com a participação da diretora regional professora Dilma Santana, da coordenadora do Núcleo, professora Gislene Pereira Morais  e demais diretores da APLB, local.

O DEFE tem missão de organizar os funcionários da base da educação diante da estratégia política e incentivar a evolução da consciência crítica em relação aos direitos específicos desse segmento que hoje também é protagonista do processo educativo, já que é um segmento responsável pelo funcionamento da escola por ter atribuições administrativas e burocráticas no ambiente escolar.

No mês de dezembro de 2005, o Conselho Nacional de Educação aprovou por unanimidade que funcionários também são educadores. Em 2009, Lei 12.014, baseado no artigo 61, da LDB, todas estas conquistas aconteceram fruto das lutas dos funcionários da educação em todo o Brasil, capitaneados pela CNTE e pela APLB-Sindicato, através do  Departamento de Funcionários – DEFE, na Bahia.

Nesse encontro em Boa Nova, tivemos como palestrantes Nivaldino Félix e Edimilson Almeida, diretores e coordenadores do DEFE. Como mediadores, professora Dilma Santana e professora Gislene Pereira Morais, coordenadora do Núcleo. Os  debates giraram em torno da luta e valorização dos funcionários da educação como: plano de cargos e salários, concurso público, Profuncionário e curso Estágio.

Algumas questões se destacaram nesse encontro como a falta de pagamento do pecúlio, assunto que provocou intenso debate entre a diretoria da APLB e os funcionários de Boa Nova.  Outro assunto que os funcionários se queixaram foi o desvio de função, além de mais um problema relatado pela categoria que  foi a questão da nomenclatura que mudou de serviços gerais para auxiliares de educação, mas continua vindo no contracheque como auxiliar de serviços gerais. O plano de cargos e Carreira de Boa Nova  é unificado, assim como determina a meta 18 do plano Nacional de Educação, o que representa uma grande conquista. Outra questão que deixou os funcionários motivados foi a possibilidade da implementação do curso Estágio ainda no mês de julho.

Foi discutida a possibilidade de ter representantes da APLB, nas Câmaras de Vereadores e na Assembleia Legislativa.  Eles ficaram atentos a este debate e acharam interessante. Portanto, essa é uma das nossas missões: organizar e conscientizar para mudar.

Nivaldino Félix:
Diretor de imprensa da APLB, coordenador do DEFE e do Núcleo de Pensamento Antirracismo da APLB-Napar.