Cruz das Almas – Trabalhadores em educação decidem aderir à paralisação nacional

Nesta sexta (10), será realizada uma paralisação nacional com manifestações e protestos em todo o país. O tema foi pauta de assembleia dos trabalhadores em educação de Cruz das Almas, realizada na tarde de segunda (6), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A categoria resolveu aderir ao movimento, inserindo Cruz das Almas no calendário de lutas contra a retirada de diretos dos trabalhadores proposta pelo governo ilegítimo de Temer.

A programação de atividades de paralisação será enviada às escolas das redes municipal e estadual até esta quinta (9). Ainda, durante a plenária da categoria, ficou acordado que o ato será realizado em parceria com outras entidades sindicais e representações de trabalhadores cruzalmenses com o intuito de fortalecer o movimento.

Na assembleia, foram pautados também outros assuntos como a pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação da rede municipal para o ano de 2017, o processo dos precatórios do Fundef, demandas da delegacia e expediente dos núcleos sindicais, além da prestação de contas da entidade.

O presidente da APLB Sindicato em Cruz das Almas, Carlos Augusto, explicou à categoria que a pauta de reivindicações já se arrasta por cerca de 5 anos (desde o último governo) e que a atual gestão ainda não se posicionou sobre as demandas dos trabalhadores. Apenas o enquadramento que o governo municipal se comprometeu a cumprir, porém não divulgou ainda o número de servidores que serão contemplados com o pleito.

Sobre o processo dos precatórios do Fundef, o responsável pelo setor jurídico da Delegacia Sindical do Planalto, o advogado Celso Vinicius Ribeiro, esclareceu dúvidas dos presentes e repassou algumas informações importantes como o valor e o prazo de recebimento do benefício destinado à educação de Cruz das Almas. Segundo ele, conforme informações repassadas pela procuradoria do município, o valor do precatório do Fundef para Cruz das Almas está estimado em R$ 86 milhões e deve estar disponível a partir de março de 2019.

Carlos Augusto expôs à categoria os seminários em que a delegacia sindical do planalto participou nos últimos meses, sobretudo, sobre o Fundef (realizados em Feira de Santana, Salvador e Fortaleza) e o encontro do Conselho da Regional Serrana, realizado com a Executiva da APLB Sindicato, no Vale do Jiquiriçá. O sindicalista também exibiu uma planilha com os custos da entidade e, de forma transparente, deixou os trabalhadores à vontade para verificarem a prestação de contas no mural na sede do sindicato ou sanar quaisquer dúvidas posteriormente.

Durante a assembleia, os trabalhadores degustaram um pequeno coffee break em homenagem ao Dia do Professor e Dia do Servidor Público, comemorados no mês passado.

Rafael Lopes – DRT/BA 4882

APLB Sindicato – Cruz das Almas