Cristovam Buarque diz que tramitação do projeto do piso será rápida

A tramitação no Senado do projeto de lei que cria o Piso Salarial Profissional Nacional dos educadores deverá ser rápida. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, e uma comissão da entidade estiveram quarta-feira, 13, no gabinete do senador Cristovam Buarque (PDT/DF) para pedir apoio à agilização da matéria na Casa e receberam do parlamentar a garantia de que, se depender dele, o relatório não sofrerá emendas e terá uma tramitação tranqüila.

A comissão da CNTE entregou ao senador Cristovam Buarque uma Nota Pública à sociedade brasileira assinada por 10 entidades do setor na qual destacam que a educação é prioridade e reivindicam a manutenção dos recursos do Orçamento já  negociados para investimentos e também o fim da Desvinculação dos Recursos da União – a (DRU).

Cristovam Buarque, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), aproveitou para informar que foi aprovado nesta terça-feira (12), em caráter terminativo,  projeto de lei de sua autoria  que dá o direito aos profissionais da educação básica pública tirar  uma licença sabática de pelo menos um ano, a cada sete anos de trabalho, para atualização profissional.

Cristovam informou ainda que irá transferir as reuniões da comissão  para o local da Conferência Nacional da Educação Básica, a ser realizada em Brasília de 14 a 18 de abril.

Integraram a comissão da CNTE, as secretárias de Finanças, Juçara Dutra Vieira; de   Relações do Gênero, Raquel Guisoni, de Relações Internacionais, Fátima Aparecida da Silva; e do secretário-geral Denílson  Bento da Costa. O deputado Carlos Abicalil (PT/MT) também esteve presente ao encontro.

Cristovam e Abicalil têm projeto para o piso apensados ao que está em tramitação.  O corpo a corpo no Congresso para pedir rapidez à aprovação da matéria e entrega da Nota Pública prossegue nesta quinta-feira (14). Às 11 horas, a comissão da CNTE vai ser recebida pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, (PMDB/RN) e às 11.30 horas pelo deputado Henrique Fontana (PT/RS), líder do governo na Câmara.