Covid em casa: 4 gráficos que explicam o que fazer se você mora com uma pessoa com coronavírus

Covid em casa: 4 gráficos que explicam o que fazer se você mora com uma pessoa com coronavírus

Todas as pessoas com Covid-19 que não precisam de internação hospitalar devem ficar em isolamento em suas próprias casas para evitar a disseminação do coronavírus, segundo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e de autoridades de saúde de dezenas de países.

O ideal, se possível, seria que o paciente tivesse um espaço onde pudesse se isolar dos outros habitantes da casa durante 10 ou 14 dias — ou o tempo necessário dependendo da evolução dos sintomas. Se a pessoa tem febre alta, calor, calafrios, náuseas ou diarreia, o período de isolamento pode ser mais longo, de acordo com NHS (o serviço de saúde pública britânico).

Mas a realidade é que a grande maioria das pessoas mora em espaços compartilhados, sem um banheiro de uso exclusivo e muitas vezes dividindo o quarto.

BBC explica resumidamente, em quatro gráficos, o que fazer em casas e apartamentos onde pessoas saudáveis dividem espaço com alguém que está contaminado com Covid-19.

O avanço das pesquisas sobre a Covid-19 mostra que os maiores riscos de contaminação são em espaços fechados, onde as pessoas compartilham o mesmo ar, por isso se recomenda fortemente o uso de máscaras. Mesmo assim, ainda precisam ser tomados cuidados em relação à contaminação de superfícies se você divide a casa com alguém infectado com Covid.

Circulação do ar

Covid-19 em casa: no quarto — Foto: BBC

A porta do quarto onde a pessoa infectada dorme deve ser mantida fechada e as janelas sempre abertas, para que o ar circule. Se possível, mantenha o máximo de janelas abertas em todos os cômodos, dia e noite, para ampliar a circulação de ar.

A pessoa que está doente deve fazer as refeições no quarto e todo o lixo que ela gerar — lenços, máscaras etc. — deve ser jogado em um lixo com um saco de lixo dentro e com tampa.

Se o paciente tiver que compartilhar o quarto com outra pessoa, busque colocar as camas com pelo menos dois metros de distância e, se possível, uma barreira física ao redor da cama do paciente — como uma cortina de chuveiro, um lençol pendurado etc.

Se houver apenas uma cama, quem compartilhá-la com o doente deve dormir em posição invertida, com a cabeça nos pés da cama.

Isolamento dos demais

Covid-19 em casa: mantendo a distância — Foto: BBC

Covid-19 em casa: mantendo a distância — Foto: BBC

Idealmente, as outras pessoas não devem entrar no quarto da pessoa que está doente. Se isso for absolutamente necessário, ambos devem usar máscaras, as janelas devem estar abertas e a pessoa que entrar deve usar luvas descartáveis ​​para manusear os pertences do paciente.

Refeições e todos as outras coisas que o paciente precisar devem ser deixados na porta para que outras pessoas recolham.

O banheiro

Covid-19 em casa: banheiro — Foto: BBC

Covid-19 em casa: banheiro — Foto: BBC

O ideal é não dividir o banheiro com o paciente. Se isso não for possível, é melhor que a pessoa infectada use o banheiro compartilhado depois que os outros o fizeram e, em seguida, limpe todas as superfícies em que tocou.

Se precisarmos usar o banheiro depois que a pessoa infectada o tiver usado, é melhor esperar o máximo de tempo possível.

O paciente deve usar sua própria toalha, inclusive para secar a mão.

Se a pessoa com Covid-19 tem banheiro próprio, mas não está em condições de limpá-lo, outras pessoas podem fazê-lo usando máscara e luvas descartáveis, mas somente se for absolutamente necessário.

Os objetos que a pessoa infectada toca

Covid-19 em casa: limpeza — Foto: BBC

Covid-19 em casa: limpeza — Foto: BBC

É importante não compartilhar objetos com o paciente.

É preciso separar pratos, talheres, copos etc. para o uso exclusivo da pessoa contaminada.

Depois de o paciente usá-los, outra pessoa deve usar luvas descartáveis para lavá-los com detergente e água, se possível, quente. Depois de fazer isso, a pessoa que lavou a louça deve lavar bem as mãos com sabonete por pelo menos 20 segundos.

Quanto às suas roupas ou lençóis sujos do paciente, é preciso manuseá-los com luvas, sempre usando máscaras, e nunca sacudi-los.

Eles podem ser lavados em água quente com as roupas dos demais membros da casa, devendo ser secos em máquina de secar em temperatura quente, se possível.

Ao terminar é sempre necessário lavar as mãos.

Fonte: BBC 

Você pode gostar de ler também: