Conselho Geral da APLB: Abertura debate impacto da conjuntura política na Educação
Começou hoje (31/01), em Salvador, e vai até sexta-feira (02/02) o Conselho Geral da APLB-Sindicato, com a participação dos dirigentes do sindicato da capital e mais de 300 municípios baianos. O evento debate a organização da entidade para traçar estratégias de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores em Educação na Bahia. A abertura dos trabalhos teve a participação do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Adilson Araújo, que falou sobre o impacto da atual conjuntura política na Educação.
“Ressalto a importância de participar do Conselho da APLB, entidade que foi alicerce fundamental na constituição da nossa CTB, que hoje se tornou a segunda maior central sindical do Brasil. A mudança política com o terceiro ciclo liderado por Lula impõe grandes dificuldades, mas sugere oportunidades e, desse modo, a centralidade da luta política exige comprometimento para um projeto que contemple a defesa da democracia, da soberania, dos direitos e a Educação se coloca como questão central. Temos grandes batalhas a serem travadas – o debate do novo ensino médio, a necessidade de aprofundarmos as discussões sobre o Programa Nacional de Educação (PNE) para fortalecer a Educação pública”, pontuou Adilson.
Para o coordenador geral da APLB, professor Rui Oliveira, “o debate educacional e político promovido pela entidade é fundamental para a formação e fortalecimento da luta”.