Congresso Mundial aprova propostas da CNTE

O plenário do V Congresso Mundial da IE, realizado nesta cidade, aprovou, dia 23, duas importantes propostas apresentadas pela CNTE.

A primeira diz respeito ao reconhecimento dos funcionários de escola como profissionais da educação. A IE promoverá o debate que a CNTE já vem fazendo há duas décadas, no Brasil, sobre a profissionalização dos funcionários de escola. Trata-se de um fato inédito protagonizado pela Confederação, que, certamente contribuirá tanto para o reconhecimento dos funcionários em especial para as lutas locais como para a qualidade da educação pública mundial.

A segunda emenda refere-se à saúde dos trabalhadores em educação. A IE, a partir de agora, intensificará a parceria com outras instituições mundiais, como a OIT, a Unesco e a OMS/ONU, no sentido de diagnosticar os principais problemas relacionados à saúde dos educadores e propor intervenções públicas para saná-los.

O objetivo principal é fazer com que os governos nacionais reconheçam algumas doenças profissionais, como a síndrome de Burnout (caracterizada pela exaustão emocional dos educadores), que tem sido a porta para diversas doenças mentais, em especial a depressão.