Conferência Internacional de Educação na Argentina

VIII Conferência Regional da IEAL – Carlos Fuentealba

Com o tema “Por uma pedagogia emancipadora para uma América Latina em transformação” teve início a atividade que levou o nome e homenageia Carlos Fuentealba, mártir argentino da história recente da luta dos trabalhadores da educação. O evento foi realizado de 8 a 10 de junho na Argentina.

Buenos Aires, 8 de junho de 2011 – O evento começou na manhã de 8 de junho com uma apresentação da Orquestra Escola Moreno, composta por 80 estudantes da educação infantil e ensino médio de uma escola pública portenha. O maestro promoveu interação com os conferencistas que puderam apreciar o trabalho cheio de sensibilidade desenvolvido com essas crianças.   Uma forma muito adequada de iniciar uma conferência em que serão tomadas decisões importantes para os avanços das conquistas dos trabalhadores em educação no nosso continente.

Lideranças – Entre as autoridades e lideranças políticas que compuseram a mesa diretora, fizeram sua saudação aos presentes: Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato da Bahia e secretário de Política Sindical da CNTE; Stella Maldonado (secretária-geral CTERA/Argentina), Fabian Felman (secretário-geral CEA/Argentina), Carlos De Feo (secretário-geral CONADU/Argentina), Mateus Florentini (representante da OCLAE), Juçara Dutra (vice-presidente Mundial da Internacional da Educação), Susan Hopgood (presidente da Internacional da Educação), Dr. Alberto Sileoni (ministro da Educação da República Argentina) e Hugo Yasky (presidente do Comitê Regional da Internacional da Educação para América Latina). Todos reafirmando a importância de continuar coesos na luta por uma escola pública laica, de qualidade e emancipadora.

O professor Rui afirmou que a conferência atendeu às expectativas dos participantes e soube o definir as linhas de enfrentamentos aos governos em todas as esferas de poder, pois é fundamental conhecer as diversas realidades existentes para superar as dificuldades na educação. “Retorno com mais ânimo para continuar na luta por uma educação pública, gratuita, com excelentes condições de trabalho e que promova cada vez mais cultura de direitos humanos, de paz e de multipluralismo entre as pessoas”, disse.

IE e IEAL – A Internacional da Educação (IE) é a organização mundial que agrupa os sindicatos de professores e trabalhadores em educação. Foi criada em 1993 e representa mais de 33 milhões de trabalhadores da educação em 300 países e territórios. IEAL é o capítulo latino-americano da entidade, onde irmanada com a CNTE e demais entidades afiliadas, defende os direitos sindicais e profissionais, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores da educação e uma educação pública de qualidade. Para mais informações visite: www.ei-ie.org e www.cnte.org.br

Hugo Yasky é confirmado como presidente para a próxima gestão da entidade

Buenos Aires, 8 de junho de 2011 – Foi anunciado pelo Comitê Eleitoral da Conferência que, após análise de toda documentação pertinente e seguindo todas as prerrogativas relacionadas nos Estatutos da entidade, o professor Hugo Yasky da CETERA-Argentina, continuará à frente do capítulo latino-americano da Internacional da Educação.

A plenária confirmou o ato democrático aplaudindo seu presidente, que fez um breve pronunciamento mencionando a riqueza da construção coletiva que tem sido o trabalho à frente da IEAL, em que companheiros de variadas tradições políticas dividem trabalho e conquistas, o que sintetizou como “unidade na diversidade”. “Para mim é um orgulho que tenham me dado novamente essa oportunidade. Seguiremos juntos, lutando!”, agradeceu.

Secretária de Relações Internacionais da CNTE,

Fátima Silva é reeleita para a vice-presidência da IEAL

Buenos Aires, 9 de junho de 2011 – A exemplo do resultado do dia 8, quando a presidência da IEAL – Internacional da Educação para América Latina foi novamente colocada a cargo do professor Hugo Yasky da CETERA-Argentina, o dia seguinte foi marcado pela recondução da professora Fátima Silva (secretária de Relações Internacionais da CNTE-Brasil) à vice-presidência da entidade, através do apoio oficial de 17 entidades da América Latina: CNTE, CONTEE e PROIFES – Brasil, ANPROTED – República Dominicana, CONADU e CTERA – Argentina, FETRAENSEÑANZA e FEV – Venezuela, CGTEN ANDEN – Nicarágua, FEDMYFEP – Uruguai, ANDES 21 DE JUNIO – El Salvador, SITEK – Curaçao, CPC – Chile, ANDE – Costa Rica, SUTEP – Peru, FECODE – Colômbia e STEG – Guatemala.

Continuidade – Além de demonstrar a aprovação dos trabalhos conduzidos durante sua gestão, essa continuidade renova a oportunidade de seguirem implementando os projetos previstos para a região.

Sob as manifestações de carinho dos presentes, a professora Fátima Silva disse algumas palavras de agradecimento a todos os companheiros que a apoiam em sua caminhada. Ela que é pedagoga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, relembrou sua trajetória, desde os tempos em que atuava como professora em Coronel Sapucaia, cidade do interior de Mato Grosso do Sul próxima à fronteira com o Paraguai, o ingresso no movimento da luta pela educação, e sua história de vida pessoal que praticamente se confunde com o envolvimento nas

causas sociais que culmina nas atividades exercidas na CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e IEAL (Internacional da Educação para América Latina).

E concluiu seu agradecimento dizendo: “Para nós que vamos estar na direção da IEAL por mais um período, fica o compromisso de estarmos juntos na defesa da educação pública do nosso continente, o desafio de entender o momento político que atravessamos e da defesa intransigente da democracia no nosso continente, o respeito pela autonomia dos nossos sindicatos, mesmo em governos do campo democrático popular… Que esse seja um momento de compromisso mas também de celebração pelas nossas lutas, por um trabalho positivo e unitário que tem superado as nossas divergências e que caminha para a nossa unidade latino-americana”.

Para vice-presidência da sub-região Centro América e Caribe, foi eleita a Sra. Brígida Rivera pela CGTEN ANDEN – Nicarágua.