CONCEIÇÃO DE FEIRA – MAIS UMA VITÓRIA DA APLB: PREFEITURA PAGA O RATEIO DAS SOBRAS DO NOVO FUNDEB!

A categoria dos profissionais da educação de Conceição da Feira tem mais uma vitória a comemorar nesse finalzinho de ano. Fruto da reivindicação feita na reunião do último dia 9 de dezembro com a gestão municipal, onde participaram os secretários de Educação e de Finanças, o rateio das sobras do Fundeb aconteceu.

Conforme publicação do prefeito João Pedro no Instagram, a sobra do Fundeb em 2021 foi de um milhão de reais. E esse total de recursos foi rateado com 503 servidores da educação, entre prestadores de serviços, efetivos e profissionais da educação não-docente.

O anúncio feito pelo prefeito João Pedro atende assim a orientação da lei 14.276/2021 (novo Fundeb) que recomenda que caso não seja atingido o índice de 70%, os recursos da sobra podem ser rateados com os profissionais da educação.

A Direção da APLB que estava constantemente cobrando o rateio, ficou contente com o ato realizado pela gestão municipal. E reconhece mais uma vez a sensibilização dos gestores do município com a luta e com essa reivindicação específica da categoria.

No entanto, informações repassadas à APLB pelos próprios servidores dão conta de que o rateio não se deu de forma proporcional à carga horária dos professores (20h e 40h), como seria o correto.

A maioria dos professores efetivos recebeu valores menores que professores e profissionais contratados.

Diante desse fato, a Direção da APLB vai solicitar reunião a partir de janeiro com o secretário de Finanças a fim de esclarecer qual foi o critério usado para o rateio.

É isso aí, servidor/a! Só conquista quem luta.

Boas Festas a todos e Feliz 2022!

Ano Novo é tempo de Esperançar. É tempo de acreditar em dias melhores. Feliz Ano Novo a todos/as!

#VivaAlutaDaAplbSindicato
#AplbSempreNaLuta