Comunidade Dois de Julho emite carta pedindo apoio na luta pelo não fechamento do Colégio Estadual Ypiranga

Comunidade Dois de Julho emite carta pedindo apoio na luta pelo não fechamento do Colégio Estadual Ypiranga

A Comunidade Dois de Julho elaborou carta, dirigida a instituições públicas e entidades da sociedade civil organizada da Bahia, na qual pede apoio e solidariedade no sentido de que intercedam junto à Secretaria de Educação, visando à abertura de um canal de diálogo, que possibilite manter o funcionamento do Colégio Estadual Ypiranga, ameaçado de fechamento pelo Governo do Estado da Bahia.

O CEY é uma unidade escolar que faz parte do Programa de Educação Integral (PROEI), em que o aluno passa boa parte do dia na escola, estudando não só as disciplinas do núcleo comum, mas também as diversificadas, que reforçam o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais.

“Ao ter acesso ao ensino integral, o jovem adolescente fica mais protegido de situações de risco, especialmente das áreas de vulnerabilidade social, caso que se aplica às comunidades do entorno”, destaca o documento.  

Após o horário de funcionamento regular das aulas, o CEY oferece oficinas desenvolvidas pelos próprios alunos e nos finais de semana, a escola abre para a comunidade, para prática de esportes e outras atividades culturais.

“A comunidade não é um espaço que se isola do nosso ambiente de aprendizado, ela não representa apenas uma participação político pedagógica nas reuniões de pais e colegiado. A comunidade vive a escola, e a escola é parte vital desse todo”, ressalta  a carta.  

O Colégio Estadual Ypiranga fica localizado na Rua do Sodré, 43, no Centro Antigo, e funciona no Solar do Sodré, edificação do século XVIII, pertencente a Antônio José Alves, pai de Castro Alves. Local onde segundo registros históricos,  morreu o grande poeta abolicionista, em 1871.

Em 12 de julho de 1938, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Inicialmente, o prédio abrigou o Colégio Antônio Vieira, em seguida, o Colégio Ypiranga, como instituição privada e, finalmente, em 1992 foi estadualizado, passando a ser denominado Colégio Estadual Ypiranga.

A Unidade Escolar agrega, além do Dois de Julho, as comunidades da Gamboa, Solar do Unhão e Ladeira da Preguiça.

[gview file=”https://www.aplbsindicato.org.br/wp-content/uploads/2018/11/carta-Colégio-Ypiranga.pdf”]

 

Você pode gostar de ler também: