Comissão do Senado analisa passe livre para estudantes

Comissão do Senado analisa passe livre para estudantes

Comissão do Senado analisa passe livre para estudantes nesta terça (18)

Regra proposta valeria apenas para o trajeto entre a residência do aluno e a unidade de ensino

 

Se for aprovado e não houver recurso para votação no plenário, o texto seguirá para análise da Câmara

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vota, nesta terça-feira (18), um projeto de lei que padroniza as regras para concessão do passe livre estudantil em todo o país. Se for aprovado e não houver recurso para votação no plenário, o texto seguirá para análise da Câmara.

A direção da APLB que defende um ensino público de qualidade acredita que essa é uma forma de combate à evasão escolar. “Na busca por um ensino de qualidade que possa abrir portas para o seu desenvolvimento, os estudantes por muitas vezes se deparam com limitações financeiras, o que dificulta arcar com o custo das passagens do seu transporte diário entre a sua moradia e o local de estudo. A gratuidade seria um avanço e uma ferramenta importante no combate à evasão escolar”, pontua Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB.

O que é a proposta?

Pelo projeto, a gratuidade no transporte urbano e semiurbano será assegurada aos estudantes matriculados em instituição regular de ensino, com frequência comprovada, mediante o subsídio integral da tarifa. A regra vale para o trajeto casa-instituição de ensino.

No entanto, o relator da proposta, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), incluiu uma emenda que dá liberdade aos estados, ao Distrito Federal ou aos municípios a levarem em consideração a renda familiar na concessão do benefício, bem como estabelecer limite de viagens por mês para cada estudante.

Quem arcaria com os custos?

Segundo o projeto, os custos com passe livre deverão ser arcados pelo poder público onde está localizada a instituição em que o aluno for matriculado. O benefício deverá ser regulamentado pelo órgão gestor do Poder Executivo estadual, municipal e distrital.

Você pode gostar de ler também: