CME aprova recomendações apresentadas pela APLB  para  retorno as aulas, pós-quarentena

CME aprova recomendações apresentadas pela APLB para retorno as aulas, pós-quarentena

A Secretaria de Educação de Salvador divulgou documento com recomendações para o processo de reabertura das escolas públicas e privadas da capital, após o fim do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus.

Entre as medidas sanitárias e pedagógicas sugeridas estão a reabertura das unidades de ensino somente após parecer técnico das autoridades de saúde; aferição da temperatura corporal, a cada turno, de todos os profissionais e alunos, condicionando a permanência na unidade de ensino, conforme o limite de temperatura aceitável definido pelos órgãos de saúde; realização de testes rápidos em todos os trabalhadores da unidade de ensino, para minimizar os riscos de contaminação; definir, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um currículo mínimo básico e indispensável para o ano letivo de 2020 e imediatamente planejar a reorganização curricular do ano letivo de 2021 considerando os conteúdos pendentes; criar estratégias para o cumprimento da carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas, com a utilização, se necessário, de sábados, pontos facultativos e possíveis períodos de férias escolares, utilizando a ludicidade, a arte, a cultura e o esporte, como atividade pedagógica, visando a reposição de aulas.

“As recomendações são um conjunto de ações necessárias para que o retorno às aulas, independente de quando ocorra, seja feito com segurança. Esta foi uma preocupação da APLB, que ocupa cadeira no Conselho Municipal de Educação (CME). A maior parte dessas propostas foram construídas pelo nosso sindicato, com a colaboração de gestores e coordenadores escolares. A APLB, buscou diálogo com gestores e apresentou as sugestões ao Conselho Pleno do CME. É um passo importante para a retomada das atividades”, disse Marcos Barreto, diretor da entidade.

De acordo Barreto, o documento deve ser publicado pelo Diário Oficial do Município na próxima semana.

CONFIRA A ÍNTEGRA DAS RECOMENDAÇÕES: