CHAPADA NA LUTA,  ORGANIZANDO OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

A APLB-Sindicato através do Departamento de Funcionários, participou de dois eventos na Chapada Diamantina precisamente nas cidades de Livramento, Rio de Contas e Ituaçu. Em Livramento, tivemos uma audiência com diretores do núcleo, depois tivemos outra com o controlador geral  do município, o Sr. Jânio Souza, quando discutimos a possibilidade   da implantação do programa do Profuncionário, além da questão do plano de carreira unificado. Estavam presentes, o coordenador do Núcleo e da Delegacia, o Prof. Gerlando de Oliveira; o tesoureiro, Prof.  Orlando Silva Almeida,  e a Profª Márcia de Lourdes Soares de Oliveira. Na reunião também estavam presentes a Prof. Dione, diretora do Núcleo de Jussiape, o Prof.  Dourival da Silva,  e o tesoureiro do Núcleo, Prof. Érico Cardoso.

Em Ituaçu, sob o comando da guerreira Eva Mendes de Queiroz, Técnica na área de educação, tivemos uma assembleia de funcionários, cujo objetivo foi discutir a questão da carga horária, que antes era o turnão e agora  o prefeito exige que sejam 48 horas semanais, com o agravante de que as quarenta e oito horas sejam  fracionadas nos três turnos, isto é,  pela manhã, pela tarde e pela noite. É importante frisar que o concurso que os funcionários fizeram  estabelece um contrato de   48 horas semanais. A reivindicação dos funcionários é que volte para o turnão e acabe com as 48 fracionadas.

Outra questão discutida na assembleia é sobre a revisão no plano vigente, que está obsoleto, além da possibilidade de implementação do programa do Profuncionário no sistema educacional de Ituaçu. Depois de uma ampla discussão ficou decidido que APLB levará para o prefeito uma pauta de reivindicações.

Nesta assembleia estavam presentes o dirigente da delegacia, Prof. Antonio Neto, o funcionário Rogério, e os palestrantes Edimilson Almeida e Nivaldino Felix.

O papel do Departamento de Funcionários é unir professores e funcionários da educação, com base em situações concretas, como por exemplo, os Planos de Cargos, Salários e Carreira Unificado, além de fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e salários dignos.

Nivaldino Felix

Diretor de imprensa da APLB-Sindicato