Categoria refuta tabela do governo

A assembléia geral foi realizada no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, pela manhã. Uma nova assembléia será feita antes do início do ano letivo de 2008.

Em reunião da mesa setorial, sindicato classista rejeitou tabela de progressão funcional proposta para 2008.

Governo diz que, até dezembro, apresentará novos números.

Na tarde da sexta-feira, 23 de novembro, foi realizada mais uma reunião da mesa setorial da educação, na SEC, envolvendo representantes do governo e a APLB-Sindicato. Na pauta, a proposta do Executivo Estadual acerca da certificação ocupacional e da nova tabela de vencimentos para o ano de 2008.

Carlos Sodré, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, abriu o encontro falando sobre a importância da certificação e apresentando os critérios gerais para a promoção dos trabalhadores, que são: tempo mínimo de 3 anos de serviço; bom desempenho na avaliação direta e na avaliação institucional. A avaliação direta observará o resultado na prova de desempenho, o curso de aperfeiçoamento e a aferição de conteúdo durante a verificação. A institucional levará em conta os resultados da avaliação externa (Prova Brasil ou similar) e a avaliação dos pais e alunos.

Em seguida, o superintendente falou sobre o interesse do governo em incorporar, em março do próximo ano, mais 3,5% da gratificação de estímulo às atividades de classe ao vencimento básico. Com isso, a gratificação passaria para 31,68%.

Por fim, um quadro foi apresentado, mostrando como ficariam as progressões das classes e estabelecendo comparações com a tabela atual de vencimentos.

O professor Rui Oliveira, coordenador da APLB-Sindicato, comentou a proposta dizendo que ela está muito abaixo das expectativas da categoria. Lembrou que a incorporação de gratificação não pode ser considerada como reajuste salarial e que a tabela atual, por pior que seja, consegue superar a nova proposta que, de acordo com ele, é muito ruim, impossibilitando uma carreira digna para os educadores do estado.

Na segunda-feira, 26, Rui fez contato com a Secretaria de Educação que informou que, por conta da insatisfação apresentada pelo sindicato classista na reunião, uma outra proposta será apresentada no próximo mês.

Veja a proposta do governo recusada pela diretoria da APLB-Sindicato:

TABELA ATUAL – 20 HORAS

Nível