CATEGORIA REAFIRMA LUTA EM DEFESA DA VIDA

Em reunião ampliada com os professores da rede municipal de Salvador, a categoria decidiu pela manutenção das aulas remotas. O encontro foi realizado de forma virtual, na tarde desta quarta-feira (05). Cerca de 97,5% dos profissionais foram contra o retorno das aulas presenciais, até que todos e todas estejam imunizados contra a COVID-19.

A luta da APLB-Sindicato é em defesa da vida, tanto dos profissionais da Educação quanto dos alunos. Está mais que provado que aglomeração facilita a propagação do vírus. Os mais de 500 mil alunos enclausurados durante 4 horas em salas de aula sem ventilação é terreno fértil pra contaminação.

Em um ambiente escolar, principalmente entre crianças, as possibilidades de contato físico e aproximação durante as brincadeiras são inevitáveis. As situações podem fugir do controle, tornando o ambiente arriscado, sem que o distanciamento recomendado seja cumprido.

As aulas presencias só devem ser retomadas quando todos e todas estiverem imunizados! Conteúdos podem ser recuperadas, vidas, não!

REUNIÃO COM O PREFEITO

Durante a manhã, a direção da APLB-Sindicato se reuniu com o prefeito de Salvador e com o Secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira. O executivo municipal defende que apenas a primeira dose da vacina já é suficiente para garantir a imunização dos professores, informação que não tem nenhuma comprovação científica.

Outro ponto de discordância diz respeito à situação da estruturas escolas municipais, que não estão adequadas para cumprir os protocolos de segurança. O secretário admite que “apenas” 40 escolas precisam de uma readequação, mas a APLB entende que a rede municipal não se encontra devidamente preparada para o retorno das aulas presenciais. Poucas são as escolas  em condições de funcionamento, a maioria está completamente fora dos padrões de engenharia e sanitários recomendados.

Os “arranjos” feitos pela prefeitura não satisfazem os princípios básicos de proteção,  com, por exemplo, pias sem torneiras, bebedouros enferrujados ou sem funcionar, ausência de encanamento e água, piso inacabado, paredes esburacadas, telhados e instalações elétricas em condições inadequadas e perigosas, são apenas alguns flagrantes da real situação da maioria das escolas.

CONFIRA AS PROPOSTAS APROVADAS NA REUNIÃO AMPLIADA DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR:

1. Manter a paralisação com a manutenção do trabalho remoto;

1. O retorno das atividades presenciais só será aceito com a imunização de todos os trabalhadores em educação da rede (Efetivos, Redas e terceirizados), cumprindo todo o ciclo de imunizaçãocompleta, ou seja, 1ª dose, 2ª dose e o período após a segunda dose para assegurar a proteção adequada contra a doença;

1. Acatar a proposta do MP de inspeção técnica nas escolas para verificar as condições materiais e se estãoatendendo os protocolos de biossegurança. A comissão para realizar a inspeção deverá ter a representação do MP, MPT, CME, APLB, SMED;

1. A inspeção deverá verificar também se o Quadro de Pessoalestá completo (limpeza, higienização, confecção da alimentação escolar, ADIs);

1. Exigir formação para todos os trabalhadores em educação (Efetivos, Redas), no sentido de aperfeiçoar as aulas remotas;

1. Acompanhar as ações jurídicas impetradas pela APLB-Sindicato contra as aulas presenciais nesse momento;

1. O departamento jurídico daAPLB-Sindicato deverá examinar a adoção de uma ação preventiva na justiça, em função das ameaças recorrentes de corte de salários por parte do Executivo Municipal;

1. Os trabalhadores em educação (Efetivos e Redas), sob a coordenação dos representantes de escola, deverão fazer o registro da frequência diária e encaminhar cópia para a municipal@gmail.com até sexta feira (07/05). Esses registros devem ser diários e encaminhados semanalmente para a APLB.

1. A APLB-Sindicato deverá peticionar junto ao Ministério Público, anexando as listas de presença comprovando que os trabalhadores em educação (Efetivos e Redas) estão cumprindo efetivamente a sua jornada de trabalho;

1. Realização da CARREATA, com data a ser definida. Para tanto, todos que forem participar deverão se inscrever e cadastrar seus carros através do e-mail municipal@gmail.com. até sexta feira (07/05). A carreata só acontecerá se houver, no mínimo, 100 inscritos;

1. A APLB-Sindicato deverá publicar nota no jornal A Tarde com fotos das escolas denunciando as suas estruturas precárias;

1. Nova reunião geral da categoria, na segunda feira (10/05), às 14 horas, para avaliar o movimento e discutir novas ações;

1. Manter a comunidade escolar envolvida no nosso movimento enviando uma Carta uma Comunidade;

1. Reunir os conselhos escolares até segunda feira, no turno da manhã. Para tanto, a APLB-Sindicato irá tratar junto ao Fórum de Gestores para que se efetivem as reuniões;

1. Cobrar os notebooks e tablets que o prefeito e secretário afirmaram na imprensa que já haviam distribuídos para os professores e alunos. Campanha prefeito, secretário, onde estão os notebooks e tabletes para os professores e alunos?

1. Não ao SMA! Relatório pedagógico, sim!

1. Ampliar para todas as unidades escolares o Programa Educação conectada que disponibiliza banda larga e demais aparelhos para conexão rápida;

1. Cobrar, mais uma vez,posição do CME sobre a exigência do Executivo Municipal de aulas presenciais;

1. Realizar seminários de revisão e reconstrução do Protocolo da SMED – Plano de Retomada das atividades -, seguida de uma Conferência com a ampla participação da sociedade civil organizada. Adireção da APLB, juntamente com os representantes de escolas, definirão as datas dos citados eventos;

1. Realizar debates sobre o projeto de educação no período pandêmico – ensino remoto e híbrido

1. Manter os carros de som circulando nos bairros de Salvador nesse fim de semana;

1. Requerer audiência pública na Câmara de Vereadores articulando-se junto ao Ouvidor, o Vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB);

1. Denunciar o fechamento de turmas da EJA e de turmas do fundamental I e II;

1. Manter posição de não retirada eentrega do caderno de atividades impressas de formapresencial e continuar produzindoas atividades remotas junto aos alunos. Essa proposta deverá ser também tratada com o Fórum de Gestores;

ATENÇÃO! ALUTA ENVOLVE TODOS OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO EFETIVOS, REDAS EPROFESSORES QUE SE ENCONTRAM NO ESTÁGIO PROBATÓRIO. NENHUM/A COMPANHEIRO/A DEVE TEMER REPRESÁLIAS. AFINAL, A DEFESA DA VIDA É A LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA ESSENCIALIDADE ABSOLUTA DO HOMEM. É UM DIREITO GARANTIDO POR LEI!

• TODAS/OS JUNTAS/OS CONTRA O NEGACIONISMO!
  • EM DEFESA DA VIDA!
  • VACINA PARA TODAS/OS!
  • AULAS PRESENCIAIS, SÓ QUANDO TODAS/OS ESTIVEREMIMUNIZADAS/OS!
  • FORA BOLSONARO!

Direção da APLB-Sindicato