CATEGORIA ACEITA REAJUSTE EM ASSEMBLEIA.  A MOBILIZAÇÃO E A LUTA CONTINUAM!

CATEGORIA ACEITA REAJUSTE EM ASSEMBLEIA. A MOBILIZAÇÃO E A LUTA CONTINUAM!

DSC_7913_ed

Após quase cinco meses de campanha salarial, a categoria decidiu aceitar a proposta de reajuste salarial apresentada pelo executivo municipal,  que consiste em 2% (dois por cento) retroativo a maio, 5,97% (cinco e noventa e sete por cento) em novembro, e mais um abono no final do ano, utilizando integralmente todo o montante que não for gasto dos 25% da educação. Além disso, será realizada a avaliação de desempenho nos moldes previstos na legislação vigente, com a mudança de referência para janeiro, que equivale a 2,5% (dois e meio por cento).
Ao iniciar a assembleia, a mesa pediu à plenária um minuto de silencio, para que a categoria pudesse prestar uma homenagem ao professor João Cláudio Soares de Souza, coordenador pedagógico e vice-diretor da Escola Municipal Padre José de Anchieta, falecido na última terça-feira, 6.
 A DEMOCRACIA PREVALECEU!
O resultado da assembleia foi precedido de uma ampla consulta junto à base, através de reuniões de representantes de escola – que fizeram a discussão em suas unidades escolares e trouxeram o resultado – postagem das propostas no site, o que possibilitou às escolas que não têm representante e aos companheiros que não acompanharam as reuniões em suas escolas, se apropriarem do conteúdo das negociações entre a direção da APLB-Sindicato e o prefeito. Na assembleia, todos os que quiseram, tiveram a oportunidade de se posicionar!
A MOBILIZAÇÃO E A LUTA CONTINUAM!
Agora é o Plano de Carreira, é a assistência à saúde, a convocação dos concursados, as condições de trabalho, são questões fundamentais para garantir a melhoria da qualidade da educação e  a valorização dos profissionais que nela atuam. Continuaremos vigilantes cobrando sistematicamente do executivo municipal o cumprimento dessas reivindicações. Aliás, nunca deixamos de fazer isto, a nossa luta é continua e ininterrupta!
Dessa forma a assembleia aprovou os seguintes encaminhamentos:
SOBRE O PLANO DE CARREIRA:
  • Apresentar ao executivo municipal os pontos discordantes da proposta. Para tanto, haverá reunião com os representantes de escola, na terça-feira, dia 13, às 14 horas.
  • A direção da APLB já está trabalhando com o técnico e já estará encaminhando aos representantes de escola, via email, para facilitar as discussões nas suas unidades.
  •  Será aberto um link no site para socializar as propostas sobre o Plano com toda a categoria;
  • Será publicado também boletim informativo específico sobre este assunto.
OBS.: Na assembleia foi informado que a reunião seria na segunda, entretanto diversos representantes de escola solicitaram que mudasse para terça-feira, pois fica mais difícil sair da escola na segunda-feira, por ser o primeiro dia da semana.
 SOBRE A MUDANÇA DE REFERÊNCIA:
  • A constituição da comissão para acontecer o processo da AD até outubro, com a publicação da nominata em novembro.
 SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE:
  • A categoria ficará informada “pari passu” sobre a assistência à saúde. Não será definida nenhuma forma de assistência à saúde sem que a categoria tome conhecimento. A assembleia já autorizou a direção do Sindicato tratar junto com os demais sindicatos a melhor proposta para todos os servidores;
 SOBRE A NOMEAÇÃO DOS PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS E CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL:
  •  Nesta questão, a APLB não dará trégua ao executivo municipal.
 SOBRE CONDIÇÕES DE TRABALHO:
  • Será iniciada a APLB ITINERANTE para realizar o levantamento da situação das escolas, exigindo o cumprimento do programa de reforma das escolas, merenda escolar.
Já está marcada reunião com o secretário da educação, Jorge Khoury, para que a APLB entregue oficialmente o documento contendo a decisão da categoria. Publicaremos o acordo, logo que for assinado entre a APLB-Sindicato e o executivo municipal.
 Atenção: Lembrem que o reajuste terá que ser encaminhado para votação na Câmara de Vereadores. No documento, solicitaremos que os trâmites da votação sejam em regime de urgência urgentíssima.

Viva a luta dos educadores!

Viva a democracia!

Crédito das fotos: Walmir Cirne