Cartilha explica o direito humano à educação

Um histórico sobre os direitos humanos à educação no Brasil, com as leis, as principais violações e os meios institucionais através dos quais este direito pode ser conquistado estão reunidos agora em uma única publicação. É a Cartilha – Direito Humano à Educação, que está disponível gratuitamente na internet ou em papel.

Publicada em parceria pela Ong Ação Educativa e a Plataforma Dhesca Brasil, a publicação reúne dicas sobre como entender as verbas da educação e como atuar na sociedade para exigir o direito à educação. Apresenta ainda uma lista com mais de 30 entidades públicas e privadas que trabalham na defesa do direito à educação.

“Nossa intenção foi reunir em um documento sintético as informações mais relevantes sobre o conteúdo do direito e as formas de lutar por ele e de fortalecer a luta pela sua implementação”, disse Salomão Ximenes, responsável pela edição da publicação, ao site da Ação Educativa.

De acordo com a apresentação do trabalho, a publicação reúne um conjunto de experiências proporcionado pelo trabalho das Relatorias Nacionais em Dhesca, iniciado em 2002, e que já esteve em 22 estados brasileiros, com mais de 100 missões realizadas, envolvendo temas como alimentação, meio ambiente, moradia, saúde e trabalho.

As organizadoras da cartilha informam que “sentiram a necessidade de ter um documento comum, de ampla divulgação e fácil acesso, que sistematize seus conhecimentos e aponte caminhos para que os direitos humanos sejam realmente agregados às dimensões físicas e concretas da vida de todos”.

 

A versão impressa pode ser adquirida gratuitamente através do email geusilene.costa@acaoeducativa.org ou pelo telefone (11) 3151-2333 ramal 103.

 

Leia a Cartilha Direito Humano à Educação (em pdf)

Você pode gostar de ler também: