Carta aberta à população casanovense

Os professores e demais trabalhadores em educação da Rede municipal de ensino de Casa Nova, através da APLB – Sindicato, vêm a público informar à sociedade os motivos que os levaram a paralisarem suas atividades desde o dia 12 de março do ano em curso.

Desde o início do governo do atual gestor, esta entidade sindical vem tentando negociar as questões relativas à educação municipal no que se refere a:

• Professores excedentes;
  • Redução da carga horária de alguns professores;
  • Pagamento de salário dos professores que tiveram reconhecido o direito de retornar às 20 horas antes retiradas;
  • Remoção de professores que já possuem mais de 10 anos de efetivo serviço no magistério Público Municipal;
  • Reforma das escolas que se encontram em péssimas condições de funcionamento;
  • Falta de funcionários nas escolas;
  • Funcionamento de turmas onde foram matriculados alunos acima da capacidade de acomodação;
  • Transporte Escolar de qualidade;
  • Merenda Escolar em quantidade e qualidade suficiente;
  • Mobiliário escolar principalmente carteiras;
  • Nomeação de  Diretores nas escolas que se  encontram sem os mesmos;
  • Regularização funcional dos professores que estão cursando a Plataforma Freire;
  • Não à contratação irregular;
  • Reestruturação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração do Magistério bem como o Estatuto do Magistério;
  • Água potável nas escolas;
  • Pagamento do Piso Salarial, levando-se em consideração os interníveis;
  • Material de limpeza nas escolas;

Ressalte – se que no início do governo vinham acontecendo audiências entre a prefeitura e a APLB Sindicato, porém muitas vezes foram negociadas algumas questões e não foram cumpridas, o que deixou a categoria desacreditada e por essa razão decidiu-se em assembléia geral da categoria, no dia 26 de fevereiro de 2010, paralisar as atividades por um prazo de 48 horas e na sexta-feira, dia 12 de março, foi realizada uma nova assembléia onde a categoria, mais uma vez decidiu continuar a paralisação até o dia 16/03, “Dia Nacional de Paralisação”, onde ocorrerá um Ato Público na Praça Principal a partir das 17h00.

Contamos com a compreensão e participação dos pais, dos alunos e da sociedade em geral.

Maria do Carmo da Rocha Braga
Diretora da APLB Sindicato/Delegacia

Sindical das Esmeraldas
74-8813-4514/74-99730615