ASSEMBLEIA VITORIOSA, NOSSA ESTRATÉGIA DEU CERTO, NEGOCIAÇÃO ATE O DIA 15 DE MAIO!

A assembleia e caminhada de hoje deram o tom do nosso movimento! Com a mobilização de hoje, o Executivo Municipal que ainda não havia acenado com nenhuma resposta a nossa Pauta de Reivindicações, finalmente deu resposta sobre o início das negociações.

A Assembleia Geral realizada no Ginásio dos Bancários foi um exemplo de mobilização da categoria. Com o Ginásio lotado, num exercício de democracia, o diálogo e debates sobre as relações entre a conjuntura política, campanha salarial e condições de trabalho, determinaram o clima da assembleia, demonstrando o amadurecimento da categoria para enfrentar a gestão ACM Neto.

Professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, todos entenderam que a aprovação do “estado de greve” seria a ação para responder ao silêncio do Executivo Municipal sobre a Pauta de reinvindicações entregue em 03 de abril.

A presença do Fórum Permanente de Gestores também foi registrada, o qual se posicionou firmemente pela realização de eleições para os cargos de diretor e vice-diretor das escolas municipais!

Um dos momentos marcantes da assembleia foi a fala de Beatriz, aluna do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca – IMEJA, que relatou a indignação da comunidade escolar pelo fato da Policia Militar ter sido acionada para tratar um problema de natureza pedagógica e administrativa da unidade escolar, levando a aprovação de uma “Moção de Repúdio”.

Em uma demonstração de respeito e solidariedade, a assembleia dedicou um minuto de silêncio em função da morte da companheira Andreia dos Santos, que exercia a função de Merendeira no Colégio Tomaz Gonzaga.

A categoria também contou com a presença dos vereadores Hilton Coelho (PSOL), Aladilce Souza (PC do B) e Marta Rodrigues (PT), que além de fazerem pronunciamentos na Câmara dos Vereadores de Salvador e manifestarem apoio a luta dos trabalhadores da educação, discursando na assembleia, acompanharam a categoria numa caminhada em direção a SEMGE – Secretaria de Gestão, para exigir do executivo municipal, representado pelo Secretário de Gestão, Tiago Martins, o inicio das  negociações.

A direção da APLB-Sindicato, representada pelos diretores Elza Melo, Marcos Barreto, Flávia Ribeiro, Clarice Pereira, Paulo Filgueiras e Rita Soares, acompanhada dos vereadores, foi recebida pelo secretário Tiago Martins Dantas.

A PRESSÃO DEU CERTO! SECRETÁRIO RECEBE A APLB-SINDICATO!

O secretário, “justificou” a demora da instalação da Mesa Permanente de Negociação da Educação, por conta das demandas internas e da possibilidade do prefeito concorrer à eleição para o governo estadual.

Após justificativa do Secretário por não ter recebido a direção da APLB, foi firmado acordo e o  início da negociação deverá acontecer até a próxima terça-feira, 15/05, com a instalação da  Mesa de negociação, conforme garantiu o secretário Tiago Dantas.

A categoria aprovou a seguinte agenda de mobilização:

1. Estado de Greve;
  2. Dia Municipal de Luta pela educação, com Paralisação das atividades no dia 16/05;
  3. Dias 21 e 22 – realização dos “Nossos Diários de Classe”, momento em que os educadores se reunirão com a comunidade escolar, e informarão os motivos da paralisação, analisando a conjuntura e as ações do Executivo Municipal que têm prejudicado a educação municipal;
  4. Realização de assembleia no dia 24/05;

Também ficou estabelecido que – dependendo da instalação da mesa de negociação e do conteúdo apresentado – há a possibilidade de convocação de Reunião de Representantes de Escola e antecipação da assembleia.

A APLB-Sindicato convoca todos os trabalhadores em educação, docentes e não-docentes, ativos e inativos, estatuários e REDA, para a luta  por recomposição salarial, eleições para gestores escolares, contra o desmonte e retirada de direitos dos trabalhadores!

LULA LIVRE!

MARIELLE VIVE!

Acesse nossa Pauta de Reivindicações (Veja aqui)

Estamos na Luta!

Venha com a Gente!

Fotos: Getúlio Lefundes/Adriana Roque

Notícias anteriores

A APLB-Sindicato convoca os educadores da rede municipal de ensino de Salvador para assembleia geral, dia 10 de maio, às 9 h, no Ginásio dos Bancários.

Pauta:

• Informes;
  • Campanha Salarial 2018;
  • Propostas e Encaminhamentos.