Assembleia aprova propostas e encaminhamentos para a Campanha Salarial de 2018

Crédito das fotos: Aristeu Chagas

Os trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Salvador, reunidos em Assembleia Geral,  na manhã desta terça-feira (03), no Ginásio dos Bancários, aprovaram as propostas apresentadas pela mesa diretora, as quais foram debatidas previamente com os representantes de escolas. Demonstrando muita disposição de luta, a categoria deu início à Campanha Salarial 2018, cuja data base é em maio, e que este ano terá como tema: Estamos na luta! Venha com a gente!

Ao final da assembleia os educadores, liderados pela APLB-Sindicato, saíram em caminhada até a Praça Municipal para entregar a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2018 ao Executivo Municipal e à Câmara de Vereadores.

Na Prefeitura a diretoria da APLB foi recepcionada pelo chefe de gabinete do prefeito, João Roma, e na Câmara o documento foi acolhido pelo vereador Hilton Coelho, que representou o presidente da Casa, vereador Léo Prates, e o presidente da Comissão de Educação, vereador Sidninho.

Homenagem

A assembleia foi dedicada à Marielle Franco, vereadora do PSOL/RJ, e a Anderson Gomes, motorista da vereadora, executados há 19 dias no Rio de Janeiro, após a vereadora ter denunciado abusos de policiais militares contra a comunidade do bairro de Acari. A homenagem incluiu também os cinco jovens militantes do PCdoB chacinados em Maricá. A direção da APLB-Sindicato manifestou repúdio a estas ações, que atentam contra a democracia e em especial a luta pelos direitos humanos, e exige a rigorosa apuração e punição dos crimes.

Durante a plenária, tanto a direção da APLB como companheiros da base fizeram intervenções falando sobre a conjuntura política nacional e local, condenando o avanço das forças conservadoras contra os direitos dos trabalhadores e do povo, conclamando a categoria à organização e mobilização contra o golpe, em defesa da democracia, contra o julgamento político de Lula e pelo direito dele ser candidato.

Pauta aprovada

Após os informes, análise da conjuntura política nacional e local, apresentação da pauta de reivindicações e debates, a categoria aprovou, por ampla maioria da plenária, a proposta de reajuste salarial no percentual de 12,41% (doze e quarenta e um centésimos) para todos os trabalhadores da educação.

Os demais itens da pauta também foram aprovados, incluindo as contribuições apresentadas durante a assembleia, com cláusulas econômicas e pedagógicas e as reivindicações referentes às condições de trabalho e de funcionamento das escolas.

A categoria aprovou ainda  propostas e encaminhamentos para a continuidade da luta e mobilização, com bandeiras específicas da educação municipal e as bandeiras de luta políticas que serão defendidas pela categoria.

A assembleia, bastante concorrida, contou com a presença da vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e do vereador Hilton Coelho (PSOL), que externaram solidariedade e apoio à luta da categoria.

A próxima assembleia, marcada para o dia 10 de maio, irá avaliar a resposta do Executivo Municipal para as reivindicações apresentadas pela categoria e deliberar sobre os próximos passos do movimento.

Confira aqui a íntegra da Pauta de Reivindicações aprovada pela categoria: