APLB-Sindicato realiza encontro em São Miguel das Matas

Nos dias 11 e 12 de novembro ocorreu o III Seminário da Regional Sisaleira e no dia 14 o debate foi em São Miguel das Matas

Com o tema Educação e Cidadania, a APLB–Sindicato, Núcleo de São Miguel das Matas, realizou na segunda–feira, 14 de novembro, um encontro com os profissionais de educação, no Auditório Professora Marlene Santos do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas (CEAVB), na presença de representantes da categoria das instâncias estadual, regional e municipais.

De Salvador estiveram presentes, Rui Oliveira, Nivaldino Felix e Mônica Muniz, respectivamente coordenador-geral, diretor de Imprensa e diretora de Planejamento da APLB-Sindicato.

De Nazaré das Farinhas a presença de Enéas Chaves, diretor da Regional Leste da categoria; de Santo Antonio de Jesus, Jucilane Alves Barreto, coordenadora da Delegacia da Mata; de Varzedo, o coordenador da APLB no município, João Nilton; e a professora da UFRB de Cachoeira, Marcela Silva. A mesa ainda foi composta por Jailson Grilo, secretário Municipal de Educação, Ivan Silva, e Geovane Bastos, diretor do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, ambos de São Miguel das Matas.

Rui Oliveira destacou a conjuntura nacional na educação, como Piso Salarial (PSPN) e Plano Nacional de Educação (PNE). Em entrevista à Criativa On Line, Rui destacou a necessidade de cada vez mais investir na formação profissional, com vistas a construção de um mundo melhor.

Nivaldino, falou sobre o Profuncionário na educação e sobre a necessidade de poder disseminar a cada dia que passa políticas voltadas para o afrodescendente, por ser Salvador a maior capital negra do mundo fora da África. Nivaldino também falou com a Criativa On Line sobre a sua vinda a São Miguel das Matas e sobre o seu livro recém–lançado, já disponível nas livrarias.

Mônica abordou o tema Fundeb e suas implicações na atual conjuntura educacional brasileira, sobretudo nas esferas municipais. Em entrevista à Criativa On Line ela falou de algumas mazelas históricas que precisam ser corrigidas e isso só poderá ser feito no momento em que cada profissional da educação receber a devida qualificação e poder cobrar a efetivação dessas políticas públicas educacionais.

Marcela Silva reforçou a necessidade latente da presença do serviço social na escola, pois não existe um só culpado pelo fracasso da educação e sim um conjunto de equívocos. Marcela enfatizou a necessidade do trabalho em rede das secretarias municipais.

Mais detalhes no link:

Foto: Gilson Sales – Rede Criativa