APLB-SINDICATO PROMOVE REUNIÃO AMPLIADA E CATEGORIA DECIDE MANTER O ENSINO HÍBRIDO NA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR

APLB-SINDICATO PROMOVE REUNIÃO AMPLIADA E CATEGORIA DECIDE MANTER O ENSINO HÍBRIDO NA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia promoveu reunião remota com a categoria na manhã desta  segunda-feira (27/09), para discutir sobre o decreto da Prefeitura de Salvador que determinou aula presencial, com 100% dos estudantes, na Rede Municipal de Salvador. Durante a reunião a direção da APLB consultou a categoria e obteve na votação o resultado expressivo de 98,8% dos trabalhadores e trabalhadoras em educação que se posicionaram contrários à posição do executivo municipal de retomada das aulas presenciais com 100% dos alunos nas escolas e concordam com as propostas encaminhadas pela APLB-Sindicato, pela manutenção do ensino híbrido, mantendo o rodízio dos estudantes, respeitando os distanciamentos, os protocolos de biossegurança e não às aulas presenciais com a totalidade dos alunos.  

A direção da APLB informou que irá encaminhar o resultado desta  votação e posicionamento oficial do Sindicato e da categoria para o prefeito de Salvador e o secretário de Educação.  Inclusive, o Sindicato já enviou anteriormente documento ao Secretário de Educação Marcelo Oliveira explicitando as razões por ser contrário ao decreto que considera precipitado  e com sérios riscos à saúde e preservação da vida na comunidade escolar.

Portanto, a direção da APLB-Sindicato orienta a toda a categoria que cumpra os protocolos de biossegurança e mantenha o ensino híbrido! Veja abaixo as proposições apresentadas pela APLB-Sindicato e aprovadas pela categoria:

  1. MANTER O ENSINO HÍBRIDO COMO JÁ VEM SENDO PRATICADO, PELAS SEGUINTES RAZÕES:
  2. Os Protocolos de biossegurança definidos por Decretos continuam em vigor;
  3. A pandemia não acabou e o vírus permanece em nosso meio. Portanto, é necessário manter todos os cuidados, pois a transmissão está ligada ao ambiente;
  4. A variante Delta, que é muito mais transmissível que as anteriores (Alfa, Beta, Gama), já é uma realidade no nosso Estado, na nossa cidade;
  5. Um grande número de escolas são inadequadas para cumprir os protocolos definidos por Decreto, a saber: salas pequenas, sem ventilação, sem janelas, áreas comuns que impede o distanciamento social, etc.;
  6. Carência de ASG para realizar a limpeza e higienização dos ambientes das  escolas;
  7. Carência de ADIs nas turmas de educação infantil;
  8. Está havendo aumento da capacidade de leito por conta da Variante Delta (500% aqui na Bahia) que vem preocupando as autoridades públicas e de saúde;
  9. As famílias têm o direito de optar se quer mandar – ou não – seus filhos para as escolas, mantendo-os no ensino remoto;

 

    O ENSINO HÍBRIDO DEVE SER FORTALECIDO!

Para tanto, é necessário passar por uma avaliação institucional observando o cumprimento dos protocolos, o fortalecimento das atividades pedagógicas, considerando a realidade das/os alunas/os, no contexto da pandemia, investindo nas possibilidades pedagógicas com a manutenção das atividades curriculares assíncronas, síncronas, e nos domicílios dos/as estudantes computando a carga horária, conforme Lei 14.040/2020;

 

  1. QUE A SMED PROMOVA A CHAMADA PÚBLICA, COM ÊNFASE NA BUSCA ATIVA, CONTRATANDO AGENTES DE EDUCAÇÃO PARA TRAZER DE VOLTA OS ALUNOS QUE ABANDONARAM A ESCOLA;

 

  1. REALIZAÇÃO DE UMA AUDITORIA URGENTE NO CARDÁPIO DA MERENDA SERVIDA AOS ALUNOS COM A APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DESSA APURAÇÃO, BEM COMO, TOMAR AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS SUPRINDO AS ESCOLAS COM ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE NUTRITIVA E QUANTIDADE  SUFICIENTE PARA ALIMENTAR OS ALUNOS;

 

  1. A SMED DEVE CRIAR MECANISMOS DE FISCALIZAÇÃO COM A APRESENTAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO PELOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PARA A PERMANÊNCIA NAS ESCOLAS. O ATO DE VACINAR NÃO É SOLITÁRIO, É COLETIVO!

 

  1. IMPLANTAÇÃO, EM PRAZO ÁGIL, POR PARTE DA SMED, DO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR COM CONTROLE DE FREQUÊNCIA DOS ALUNOS PARA QUE O SMA DEIXE DE EXISTIR;

 

  1. A APLB DEVE MANTER A ARTICULAÇÃO COM O FÓRUM DE GESTORAS/ES COM ENCONTROS QUINZENAIS, DIALOGANDO SOBRE AS DECISÕES TOMADAS COLETIVAMENTE;
  2. PARTICIPAÇÃO DO ATO FORA BOLSONARO, NO DIA 02 DE OUTUBRO;
  3. PARTICIPAR DAS AÇÕES CONTRA A PEC 32 QUE AMEAÇA OS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS

     ENCAMINHAMENTOS:

  1. Segunda e terça feira do diálogo: Receber os alunos dentro da capacidade da sala de aula, obedecendo o distanciamento na sala de aula , bem como os demais cuidados;
  2. Dialogar com os alunos e pais explicando as razões que impedem de manter todos os alunos na escola;
  3. Convocar o Conselho Escolar para uma reunião na quarta feira para, a fim de validarem a posição de manter o ensino hibrido. O documento/ata deve ser encaminhado para o Secretário da Educação;
  4. Fazer áudios com os pais e mães se posicionando contra essa medida do prefeito e encaminhar para a APLB pelo email : municipal.@gmail.com;
  5. As escolas que não responderam o relatório elaborado pela APLB-sindicato sobre a situação das escolas (com fotos, vídeos, etc.) devem fazê-lo e encaminhar para a APLB-Sindicato;
  6. Carros de som nos bairros
  7. Afixar faixas e cartazes nas portas das escolas informando dobre a manutenção do ensino hibrido;
  8. Enviar comunicado aos pais e mães informando os motivos de manter o ensino hibrido;
  9. Live sobre a PEC 32 em data a ser divulgada

O CUMPRIMENTO POR TODAS/OS DO QUE FOI APROVADO É A CHAVE DA NOSSA VITÓRIA!

A APLB É DE LUTA!

NÃO À PEC 32

FORA BOLSONARO!

 

 

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