APLB SINDICATO: A LUTA CONTINUA PELA REVITALIZAÇÃO DA EJA!

A APLB SINDICATO continua ativa na luta pela revitalização da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Na Bahia, o IBGE aponta mais de 1,5 milhão de pessoas em situação de analfabetismo, sendo, do total, 61.351 de Salvador, capital do estado. A EJA precisa ser tratada como direito e com o devido investimento para fortalecer essa modalidade, necessária aos nossos (as) alunos/as, ao nosso povo. Porém, não foi isso o que aconteceu em Salvador. A EJA tem sido desnutrida por falta de investimento, sobretudo na Política de Alfabetização.

A luta pela EJA não começou agora. Em 2015 foi lançado o COMBINADO EJA, construído pela Comissão Permanente da EJA em Salvador, coordenada pela SMED. Várias ações e metas foram estrategicamente pensadas para fortalecer a EJA, atender uma demanda social legítima e cumprir a Lei, o Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação. Mas, o COMBINADO da EJA não foi cumprido, considerando os vários pontos sobre acesso e permanência, ou seja, o COMBINADO EJA não aconteceu. O esforço para informar sobre as matrículas à comunidade, nesse período até o momento atual, foi através das unidades escolares, com recursos próprios de professoras/es, bem como articulação com a comunidade. No âmbito da luta, vale registrar que a APLB já conseguiu acordar a recomposição da Comissão Permanente da EJA.

Nesse momento em que somos atravessados/as por uma pandemia, após cumprir um continuum curricular (2020/2021) sem recursos para o ensino remoto emergencial, com várias consequências para a educação, aprofundando a precarização, a política da SMED que chega às escolas de Salvador é o anúncio de fechamento de mais de 40 escolas (turnos noturnos inteiros, todas as turmas) da EJA.

A APLB tem continuado a luta em diversas frentes, se unindo aos esforços que têm sido feito pelas unidades escolares em toda a rede de ensino de Salvador.

NESSE SENTIDO, ORIENTAMOS QUE AS ESCOLAS CONTINUEM CONSTRUINDO AS LISTAS DE DEMANDA DE MATRÍCULA, REGISTRANDO CONTATOS, CÓPIAS DE DOCUMENTOS E TUDO O QUE FOR NECESSÁRIO PARA GARANTIR O DIREITO DOS(AS) ALUNOS/AS DA EJA DE ESTUDAR NA PERSPECTIVA DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA. SEGUIREMOS EM UNIDADE COM TODAS AS VOZES QUE CLAMAM PELA AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA EJA.

APLB-Sindicato