APLB SEMPRE ATIVA NA LUTA PELA EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS!

A APLB está atenta à luta em prol da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Dentre as últimas ações realizadas, listamos: manifesto pela EJA, participação em audiências públicas com a Ouvidoria da Câmara de Salvador e Defensoria Pública, bem como documento junto ao Ministério Público do Estado da Bahia denunciando o fechamento de mais de 44 escolas de EJA em Salvador. Sobre isso, fomos informados pelo Ministério Público do Estado que está em tramitação o INQUÉRITO CIVIL nº. 003.9.359693/202, no sentido da reabertura das escolas fechadas de EJA. Os/as alunos/as da EJA, bem como diversos atores da sociedade civil, aguardam e lutam por um retorno que esteja atento às demandas da EJA com escuta de quem vive essa modalidade que garante direitos de trabalhadores/as, alunos/as da EJA.

Além das ações acima, a APLB lutou também pela revitalização da Comissão da EJA. Entretanto, é importante que a Comissão possa trabalhar tendo como referencial, dentre outros instrumentos normativos, teóricos e de escuta, o Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação que aborda as metas para a Educação de Jovens e Adultos no país, estados e municípios. Nesse sentido, no dia 31 de maio, foi enviado ofício para a Smed para que essas leis possam ser referências no trabalho da referida Comissão, com o objetivo de fortalecer a EJA como política pública de Salvador, em atenção ao acesso e permanência dos nossos alunos/as. *O referido ofício foi assinado por Rui Oliveira, antes dele deixar o cargo, no dia 01 de junho até 8 de outubro, cumprindo o que prevê a Legislação Eleitoral para os candidatos a mandatos públicos. Rui Oliveira foi substituído interinamente por Marilene Betros, diretora jurídica da APLB-Sindicato.

Sigamos juntos/as na luta por essa modalidade que enfrenta desafios em âmbito nacional e local. Acreditamos que de forma colaborativa, com escuta, atuação dos atores da rede em atenção à EJA, bem como do sistema de ensino, garantindo a implementação do orçamento dessa modalidade, vamos avançar na ampliação do fortalecimento da EJA.

APLB SINDICATO

Oficio da APLB solicitando colocar as leis dos planos sobre a eja em Salvador