APLB se reúne com representantes sindicais da Regional Serrana

A APLB-Sindicato promoveu nos dias 22 e 23 de novembro de 2019, a reunião anual da Regional Serrana. O momento foi de reavaliação das ações sindicais das 4 delegacias e 16 núcleos que compõem a Regional. Coordenadores dos sindicatos e profissionais da educação envolvidos na luta sindical puderam discutir a situação politica da região, os entraves, os tramites e os resultados. O evento aconteceu em Amargosa

Programação

A programação foi iniciada com a composição da mesa de convidados, contando com a presença de Alina Rita, coordenadora da Regional Serrana, Ivone Azevedo, da APLB Estadual, Professor Orahcio Felício, da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), e Jose Carlos, do Sindicato dos Comerciários, seção Amargosa.

Houve palestras no decorrer do encontro. O advogado Caio Marambaia ministrou sobre Precatórios do FUNDEF, mostrando historicamente a importância desse fundo para a educação pública e o caminho legal para que a categoria receba os pagamentos em cada município.

Logo após, Ivone Azevedo falou sobre articulações sindicais, enfatizando a necessidade de toda a categoria ser mais ativa no enfrentamento dos desmandes que vem acontecendo no cenário social, econômico e político do país. “Quem não tiver princípios sindicais, vá embora que aqui não lhe cabe”, disse.

O evento foi dirigido pela APLB de Amargosa. O professor Samuel Almeida foi quem conduziu todo o encontro, juntamente com Alina Rita.

De acordo com coordenadora da Regional, a reunião serviu para apontar a função primordial do sindicato, que é fazer intervenções entre a categoria e os governos para buscar melhorias, reconhecimento dos direitos e ampliação desses. “A APLB é a nossa marca, todos sabem disso. São 67 anos de luta, direitos adquiridos e classe respeitada. Filie-se“, disse.

No periodo da tarde, os representantes dos núcleos sindicais apresentaram planos estratégicos de ação e construíram coletivamente uma agenda de trabalho para 2020. No final das atividades ocorreram sorteios de brindes e os participantes celebraram o momento com um bolo. O clima de comemoração tomou conta de todos.

Por motivos de saúde familiar, o professor Carlos Augusto, coordenador da Delegacia Sindical do Planalto, cancelou sua participação. O professor Gilvan Dias, coordenador da APLB Castro Alves, também não pode estar presente, bem como o professor Zé Carlos, coordenador da APLB São Felipe. No entanto, enviaram suplentes.