APLB Reivindica à SEC Aumento no Número de Convocações de Habilitados

APLB Reivindica à SEC Aumento no Número de Convocações de Habilitados

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia intensifica a luta por melhorias na educação pública ao solicitar, por meio de ofício enviado nesta sexta-feira (30/08), à Secretaria de Educação do Estado (SEC), um aumento no número de convocações dos habilitados no último concurso estadual. A solicitação destaca a urgência em suprir as carências identificadas nas escolas da rede estadual de ensino.

Durante uma reunião recente deste ponto de pauta, a SEC anunciou a convocação de 500 habilitados, entre os meses de setembro a dezembro, número considerado insuficiente pela APLB diante da real demanda existente nas unidades escolares. A necessidade de aumento desta demanda foi identificada através do projeto “APLB Itinerante”, que realiza visitas a diversas escolas, onde ficou evidente a carência destes profissionais qualificados, qua agurdam a convocação, para atender adequadamente os estudantes da rede estadual de ensino.

 Além disso, a APLB anexou ao ofício uma pesquisa feita pelos habilitados e enviada para a APLB-Sindicato que ajuda a fazer uma reflexão sobre a demanda da rede estadual de ensino, evidenciada também pelo número ainda expressivo e crescente de contrato REDA, bem como demanda de coordenação pedagógica nas escolas, de acordo com o porte da escola ou número de alunos/as matriculados. Todos este dados reforçam a argumentação de que o número proposto pela SEC não corresponde à necessidade urgente de pessoal.

Com base nesses dados, a APLB não apenas solicita o aumento imediato das convocações, mas também propõe a criação de um cronograma detalhado para assegurar a contratação de um número suficiente de profissionais ao longo dos próximos meses.

“A luta pela valorização dos profissionais da educação e pela melhoria da qualidade do ensino na Bahia continua sendo uma prioridade para a APLB, que seguirá acompanhando de perto as ações da SEC em resposta a esta solicitação”, destaca o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira.

A expectativa é que o governo do estado reconheça a urgência da situação e atenda ao pleito, garantindo assim melhores condições de ensino e aprendizagem para todos.

Segue o ofício enviado:

Ofício 123 Rowena_compressed

Você pode gostar de ler também: