APLB REALIZA LIVE EM HOMENAGEM AOS 20 ANOS DO DEFE

Nesta quinta-feira, 1° de Outubro, data de fundação do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE), a APLB-Sindicato realizou a live “Funcionários da Educação no Século 21 – Um Novo Olhar para o Ensino”, em homenagem aos 20 anos do departamento.

A transmissão, exibida pelo Facebook da APLB, teve a audiência de 1,5 mil pessoas e contou com a participação dos coordenadores do DEFE, Nivaldino Félix e Edmilson Almeida, do coordenador geral da APLB, Rui Oliveira, do presidente da CNTE, Heleno Araújo, da diretora da APLB, Hércia Azevedo, do diretor licenciado e candidato a vereador, professor Dias, e do assessor técnico-jurídico da entidade, Joel Câmara.

No início da live os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos membros do DEFE que foram vitimados pela pandemia do coronavírus, entre eles:  FRANCISCO ARGOLO, CLÓVIS FETAL, ROSÁLIA ALMEIDA E CLARICE PEREIRA.

“Durante todos esses anos temos buscado a unidade dos trabalhadores em Educação. Estamos numa conjuntura política difícil, onde governo e prefeituras mantêm os funcionários administrativos da Bahia há 7 anos sem aumento salarial. Desde a fundação do DEFE, buscamos quebrar alguns paradigmas dentro do ambiente escolar, dando visibilidade aos funcionários, antes invisíveis. Estes 20 anos de luta do departamento são prova de que a APLB vê na organização dos funcionários mais um elemento para aumentar a nossa correlação de força nas lutas diárias contra opressão e pela valorização daqueles que são responsáveis pela educação de milhares de alunos na Bahia”, disse Nivaldino.

Rui Oliveira destacou a expansão do DEFE. “É um prazer falar dos 20 anos do DEFE. Participamos desse projeto que consolidou a APLB como uma das entidades que tiveram maior crescimento do departamento no Brasil”. Enquanto secretário sindical da CNTE, acompanho por três gestões o DEFE e  foi extraordinária a sua evolução”.

Para Hércia, a “Educação não se faz somente com o professor, por isso essa homenagem do DEFE a todos vocês funcionários(as) de escola. A APLB sai na frente fazendo esse debate da política de valorização do funcionário”.

Por mensagem de vídeo, Heleno Araújo declarou que a “atividade comemora 20 anos de luta árdua, que ainda faz parte da pauta de reivindicações da nossa categoria por políticas que, de fato, valorizem o conjunto dos profissionais da Educação. Quero saudar a cada um e a cada uma, dizer que esse momento de celebração deve revigorar nossas energias e disposição para continuar lutando em defesa do coletivo.”

AÇÕES REALIZADAS PELO DEPARTAMENTO DESDE A FUNDAÇÃO:

19 Encontros de funcionários

Implantação do programa Profuncionário,  2007, na Bahia, junto ao instituto Anísio Teixeira

Conquista, em 2011, de 15% de gratificação para os funcionários da rede Estadual que participaram da criação do Profuncionários

Participação na implantação de 121 cursos do Profuncionário

Participação em 10 encontros nacionais de funcionários, promovidos pela CNTE

Participação em 2 encontros internacionais de funcionários em países anglo-saxões

Realização de palestras em 220 municípios da Bahia