APLB reafirma compromisso com a Educação e participa da 3ª COEED – Conferência Estadual de Educação da Bahia 2018

A Professora Marilene Betros, vice-coordenadora da APLB-Sindicato recebeu certificado de Menção Honrosa da 3ª COEED BA “pelas contribuições na construção e consolidação das política educacionais do Estado da Bahia, como membro do Fórum Estadual de Educação do Estado da Bahia”.

A 3ª Conferência Estadual da Educação do Estado da Bahia foi encerrada nesta sexta-feira, 4, no Hotel Fiesta, em Salvador. Além da vice-coordenadora Marilene Betros, diretores da Executiva e de Delegacias e Núcleos do Interior participaram do evento.

Fotos: Getúlio Lefundes

A APLB-Sindicato segue a orientação do Fórum Nacional Popular de Educação e da Coordenação Executiva da CONAPE 2018 e participa ativamente do COEED 2018, no Hotel Fiesta, em Salvador. Além da vice-coordenadora Marilene Betros, diretores da Executiva e de Delegacias e Núcleos do Interior estão presentes no evento que acontece entre os dias 3 e 4 de maio (quinta e sexta-feira).

A 3ª COEED/CONAE e as terceiras conferências municipais, coordenadas pelos seus respectivos Fóruns de Educação representam mais um importante passo para a consolidação dos processos de participação, bem como para o monitoramento e avaliação dos respectivos Planos Nacional de Educação, fundamentais para a ampliação e garantia do direito à educação pública, de qualidade [social], laica e inclusiva.

A Conferência Nacional Popular de Educação é uma convocação à retomada da democracia no País e das vozes da sociedade civil organizada, por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais; uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora. Estamos buscando, ainda que com grandes desafios, viabilizar nossa participação na CONAPE 2018. Para mais informações, consulte o link da CONAPE 2018.

Acesse aqui a programação completa do COEED:

[gview file=”https://www.aplbsindicato.org.br/wp-content/uploads/2018/05/programacao_coeedba_2018.pdf”]

As discussões e deliberações da 3ªCOEED/CONAE têm como referencial o Documento-Referência, elaborado e aprovado pelo FNE/FEE-BA. O tema central da 6 Conferência é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação 6 (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade [social], pública, gratuita e laica”, que será discutido a partir dos seguintes eixos temáticos:

I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

e VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

APLB contribui com as discussões

A 3ª COEED/CONAE teve prosseguimento no período da tarde, com a atuação firme da APLB-Sindicato. O debate do Eixo VII, que aborda sobre Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde, teve como mediadora a Profª Marilene Betros, vice-coordenadora da APLB, que fez sua intervenção no debate falando sobre o Plano Estadual de Educação (PNE), para uma plenária formada por professores da capital e interior do estado.

Os palestrantes foram o Dr. Romilson Martins Siqueira (PUC/GO) e a Dra. Maria Luiza Vaz Masson (TRASSADO/UFBA).