APLB PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

APLB PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

A APLB participou na manhã desta quinta-feira (08/07), da mesa de abertura do Seminário Estadual de Educação com a presença da coordenadora-geral em exercício Marilene Betros. Além, disso, a APLB compõe a Comissão do Sistema Estadual de Educação, através das diretoras da Comissão de Educação Arielma Galvão e Olivia Mendes.

O Sistema Nacional de Educação tem o objetivo de organizar as responsabilidades pela Educação de todo o país. Ou seja, organiza e distribui as funções entre os Municípios, Estados e a União. Atualmente, não há um sistema nacional que coordene e distribua as responsabilidades pela Educação brasileira. O Sistema Nacional de Educação está previsto em lei, dentre elas a Constituição Federal e o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 – lei que apresenta um norte para a Educação nacional, como uma bússola, e estabelece metas nessa área para serem atingidas no período de dez anos.

Conforme a fala de Marilene Betros, dentre os desafios para construção do Sistema Nacional de Educação está a descontinuidade das politicas públicas na Educação. Outro desafio é o Econômico, além dos desafios ideológicos. A APLB apoia um Sistema de Educação que tenha uma concepção da educação que favoreça unidade e coerência ao sistema. Deve ter como princípio a melhoria dos indicadores de acesso e permanência à Educação, e pelo desenvolvimento da Educação em todos os seus níveis, etapas e modalidades visando garantir um padrão mínimo de qualidade nas instituições educacionais públicas e privadas.  “A preservação da vida é prioridade e aulas presenciais só após a imunização dos profissionais em Educação. Estamos na luta pela vacina para todos/as, é o caminho viável para sairmos dessa crise”, destacou Marilene. 

A APLB defende que o sistema precisa ter especial atenção ao magistério, os/as profissionais da Educação, seu desenvolvimento, fortalecimento e valorização. Toda a discussão sobre o Sistema deve ter como princípio norteador a democracia e valorização das vozes que fazem o dia a dia da Educação. Precisa representar o nosso povo, com toda a sua diversidade.

É importante que todos participem desse momento de fortalecimento do diálogo social e construção do Sistema de Educação do Estado da Bahia. A programação continua na tarde desta quinta e na sexta  (9/07). Participe e deixe a sua contribuição!  Acesse:  https://www.youtube.com/educacaobahia1

Você pode gostar de ler também: