APLB participa de reunião para discutir situação dos Coordenadores Pedagógicos na Rede Municipal de Salvador

Diretores da APLB-Sindicato participaram, na manhã desta segunda-feira (20/01), de uma reunião na Secretaria de Municipal de Educação (SMED) para discutir a movimentação de coordenadores pedagógicos nas escolas de Salvador. Atualmente, cerca de 90 escolas estão sem esses profissionais.  A reunião, coordenada pelo Gerente de Pessoas, Gabriel Saulo, contou também com a presença de coordenadores pedagógicos e de gestores escolares.

A legislação da Educação prevê a necessidade de coordenação pedagógica para a atividade escolar e o Decreto 24.341/2013 – Padrão SMED –  define os recursos mínimos para o funcionamento de uma unidade escolar em Salvador, prevendo a lotação de pelo menos um coordenador para até  12 turmas.

Para a diretora da APLB-Sindicato, Elza Melo, a presença dos coordenadores pedagógicos em cada unidade é uma necessidade. “A SMED afirma que dispõem de 570 lotações para coordenadores pedagógicos com carga horária de 20 horas para um universo de 435 escolas. Esse número não é suficiente. Há escolas sem nenhum coordenador, enquanto outras estão com mais de um coordenador”.

Os representantes da secretaria alegaram que, por conta da nomeação dos Gestores Escolares, onde há muitos que assumiram a direção das escolas, houve uma dificuldade de apresentar os dados completos sobre a situação de cada escola.  A APLB-Sindicato exige que a situação seja resolvida e cobra uma nova reunião.

“Como a Secretaria de Educação não apresentou os dados necessários  para que a gente fizesse uma análise e apresentasse propostas para a solução do problema,  ficou definido que faremos uma nova reunião até quinta-feira,  para que a SMED apresente  esses dados da realidade das escolas” afirmou Elza.

Concurso Público

A APLB-Sindicato afirma que uma solução possível para essa questão é a realização de concurso público. “A reunião terminou com um impasse. Só movimentar os coordenadores não resolve a falta de profissionais, a única solução é a realização de concurso imediatamente” finalizou Marcos Barreto, diretor do sindicato.

Mudança de Nível

Depois da reunião sobre a movimentação de coordenadores, a APLB tratou sobre a publicação das mudanças de nível. A Secretaria garantiu que mais 40 processos serão publicados essa semana no Diário Oficial.