APLB NÚCLEO DE TANHAÇU AVANÇA NO DIÁLOGO COM O EXECUTIVO MUNICIPAL EM DEFESA DA CATEGORIA

Na manhã desta quarta-feira (05/05), a APLB Núcleo de Tanhaçu promoveu uma reunião na Secretaria de Educação de Tanhaçu, com o objetivo de deliberar sobre as demandas dos profissionais de educação da rede municipal. Estiveram, presentes nesta reunião a Coordenadora do Núcleo de Tanhaçu, Hildete Rocha Brito; o Secretário Sindical Luisvaldo Barbosa, o Diretor Geral da Delegacia Sindical Portal da Chapada, Antônio Batista de Oliveira Neto; a vice-diretora da Regional Sudoeste e professora da rede municipal tanhaçuense, Viviane Meira, e representando o poder executivo municipal, o Procurador do Município Thiago Pires, a professora e a secretária de Educação de Tanhaçu a Sra. Karine Sarmento e a professora Beranice.

Na pauta da reunião, o salário de dezembro de 2020; a liberação da coordenadora do núcleo para o mandato classista; e o pagamento do quinquênio para os profissionais da educação não-docente. O diretor da Delegacia deu inicio agradecendo a mais um diálogo entre a APLB-Sindicato e a gestão municipal, e ressaltou sobre os avanços que vem ocorrendo desde janeiro nas pautas apresentadas pelo sindicato. Logo em seguida a secretária Karine fez às suas considerações iniciais, ressaltando o diálogo como via eficaz na relação entre a gestão municipal e o sindicato que representa os profissionais da Educação (não-docentes).  Nesse momento, o diretor da Delegacia começou a apresentar pauta por pauta. Sobre o salário de dezembro o procurador municipal voltou a afirmar o que já tinha sido dito pelo prefeito João Francisco, que assim que for notificado não fará nenhuma objeção ao pagamentos destes servidores que não receberam os salários referentes a dezembro. Sobre a liberação da coordenadora Hildete Rocha, depende do parecer da procuradoria do município se manifestar, mas que a gestão tem interesse nesta liberação. Posteriormente, foi discutido sobre o quinquênio. O Procurador do município Thiago Pires, disse que os esforços estão sendo feitos para serem disponibilizados ainda no mês de maio, mas caso não seja possível, no mês de junho de 2021 esse direito será ratificado. Tem acontecido um diálogo muito saudável entre a APLB-Sindicato e o prefeito João Francisco, ambos reconhecem o diálogo como a melhor forma de dirimir os questionamentos da categoria. O diretor Antônio Neto ressaltou o quanto que a gestão municipal vem buscando garantir o diálogo nos direitos dos trabalhadores da educação de Tanhaçu.