APLB – NÚCLEO DE IBICARAÍ REALIZA SEU PRIMEIRO SEMINÁRIO SOBRE APOSENTADORIA

APLB – NÚCLEO DE IBICARAÍ REALIZA SEU PRIMEIRO SEMINÁRIO SOBRE APOSENTADORIA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERAGEDSC DIGITAL CAMERA

 GEDSC DIGITAL CAMERA

No dia  19 de março, na cidade de Ibicaraí foi realizado o primeiro SEMINÁRIO sobre  APOSENTADORIA e SAÚDE do TRABALHADOR. Estiveram presentes a  diretora regional da APLB / SINDICATO Ruth Menezes e o diretor de organização da APLB  Noildo Gomes, também a diretoria da delegacia da APLB de Ibicaraí Glaudinéia  e a coordenadora do núcleo de Floresta Azul  a professora  Amiralda  e toda a diretoria.  O diretor de organização da APLB Sindicato Noildo Gomes abordou o tema Aposentadoria: por idade; aposentadoria especial; aposentadoria por invalidez;  auxílio acidente; salário maternidade; regime estatutário e celetista  entre outros, a diretora regional Ruth Menezes falou  a respeito das doenças ocupacionais do trabalho adquiridas por conta da falta de estrutura do ambiente de trabalho   “ insalubre ”  como as    DOENÇAS ALÉRGICAS  que afeta diretamente a garganta e as cordas vocais; A LER DORT  é uma doença causada  pelo esforço repetitivo, há também outras doenças  ocupacionais causadas por sobre carga na coluna vertebral  e doença renal hipertensiva, todas estas, são consideradas doenças ocupacionais do trabalho, que ao pegar laudo médico  o laudo terá que ser  B 91.

As doenças ocupacionais como Ler Dort são responsáveis por mais de 65% dos casos reconhecidos de incapacitação. Acometem a coluna cervical, vasos, ossos nervos, tendões e articulações principalmente os membros superiores.

O Auxílio acidente é pago ao trabalhador que sofre um acidente e ficam com sequelas que reduzem a sua capacidade de trabalho.

Salário maternidade – É uma remuneração garantida pra deixar a mãe gestante mais próxima do filho por 120 dias. O benefício é pago também em casos de adoção.

Aposentadoria refere-se  ao afastamento remunerado que um trabalhador faz de suas atividades, após cumprir uma série de requisitos.

Aposentadoria especial – é concedida a quem trabalhou em condições prejudiciais a saúde ou à integridade física, com efetiva exposição a agentes nocivos, químicos, físicos ou biológicos.

Aposentadoria por invalidez e  auxílio doença – é concedida ao trabalhador que por doença ou acidente, for considerado pela perícia médica da previdência social incapacitado para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima.

Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.

As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

Para ter direito à aposentadoria integral ou proporcional, é necessário também o cumprimento do período de carência, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o segurado faça jus ao benefício. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais. Os filiados antes dessa data têm de seguir a tabela progressiva.

perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição.


A aposentadoria por tempo de contribuição é irreversível e irrenunciável: depois que receber o primeiro pagamento, sacar o PIS ou o Fundo de Garantia (o que ocorrer primeiro), o segurado não poderá desistir do benefício. O trabalhador não precisa sair do emprego para requerer a aposentadoria.

Como requerer aposentadoria por tempo de contribuição

O benefício pode ser solicitado por meio de agendamento prévio pela Central 135, pelo portal da Previdência Social na Internet ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais.

De acordo com o Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS valem para todos os efeitos como prova de filiação à Previdência Social, relação de emprego, tempo de serviço ou de contribuição e salários-de-contribuição, podendo, em caso de dúvida, ser exigida pelo INSS a apresentação dos documentos que serviram de base à anotação. Da mesma forma, o segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação das informações constantes do CNIS com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes, conforme critérios definidos pelo INSS.

A inclusão do tempo de contribuição prestado em regimes próprios de previdência dependerá da apresentação de “Certidão de Tempo de Contribuição” emitida pelo órgão de origem.

                Diferença entre Regime Estatutário e Celetista

As contratações no setor público pode ocorrer tanto pelo Regime Estatutário quanto pelo da Consolidação das Leis do Trabalho “ CLT” Regime Celetista. O Regime Estatutário é próprio da administração pública direta, que podem também encontrar servidores pelo Regime celetista.

Regime Estatutário – previstos em lei municipal, estadual ou federal.

Características: Estabilidade no emprego; aposentadoria com valor integral do salário 9 mediante complementação de aposentadoria), férias, gratificações, licenças e adicionais variáveis de acordo com a legislação específica. Pode aproveitar direitos da CLT.

Regime Celetista – previstos na consolidação das leis do trabalho. (CLT).

Características: apesar de não haver estabilidade,as demissões são raras e devem ser justificadas os       servidores têm direito ao fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), aviso prévio, multas, rescisórias, férias, décimo terceiro,  vale transporte, e aposentadoria pelo INSS que respeita um teto de R$ 3.416,54 entre outros.

Veja mais fotos do evento em GALERIAS.

Você pode gostar de ler também: