APLB Cruz das Almas medeia reunião entre professores do “Cursinho do Povo” e secretário de educação

A APLB Sindicato Cruz das Almas participou, na tarde desta segunda (4), na secretaria de Educação do município, de uma reunião entre os professores do “Cursinho do Povo” – programa social de preparação de estudantes para o ingresso em universidades – e o gestor da pasta, Mário Araújo. A categoria manifestou insatisfações com a determinação do governo de realocação dos servidores para outras unidades de ensino.

Na oportunidade, os professores reafirmaram ao secretário, Mário Araújo, a insatisfação do grupo com a determinação abrupta de realocação deles para outras unidades de ensino sem o devido diálogo. Maior parte dos trabalhadores já atua no cargo, à frente do programa social, há 12 anos, desde a implantação do curso no município.

Segundo o presidente da APLB Sindicato em Cruz das Almas, Carlos Augusto, a convocação para uma reunião com o secretário foi feita após o entendimento da necessidade de um diálogo maior, uma vez que uma decisão repentina de realocação dos professores pode acarretar em prejuízos para a categoria.

O secretário Mário Araújo alega que juridicamente os professores não poderiam continuar lotados no curso pré-vestibular, o que caracteriza como impasses burocráticos.

Próximos passos

Ao final da reunião, após explanação dos presentes, ficou acordado que os professores irão se reunir com a diretoria da APLB Sindicato na próxima sexta (8), quando será elaborado, junto à assessoria jurídica da entidade, um documento em resposta à secretaria municipal de Educação, pontuando e reafirmando o posicionamento do grupo em relação à imposição do Governo.

A conversa, que se estendeu até quase 19h, na secretaria de Educação do município, foi acompanhada e mediada por diretores da Delegacia Sindical do Planalto da APLB em Cruz das Almas e por representantes dos setores  jurídico e de comunicação da APLB.

Rafael Lopes – DRT/BA 4882

APLB Sindicato – Cruz das Almas