APLB apoia manifestação de habilitados em concurso da SEC, na Assembleia Legislativa da Bahia

APLB apoia manifestação de habilitados em concurso da SEC, na Assembleia Legislativa da Bahia

A APLB-Sindicato esteve presente no ato de protesto dos profissionais habilitados no último concurso da SEC-Ba 2022, realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã desta terça-feira (03/09). A diretora Arielma Galvão, além dos diretores José Luis Dias e Valdir Assis representaram a APLB durante o ato e levaram o irrestrito apoio do Sindicato ao movimento que reivindica, não apenas a nomeação dos aprovados, mas representa a luta pela valorização dos (as) trabalhadores (as) da Educação e pela defesa de uma educação pública de qualidade. Inclusive, a APLB-Sindicato solicitou, por meio de ofício enviado na sexta-feira (30/08), à Secretaria de Educação do Estado (SEC), (veja aqui), um aumento no número de convocações dos habilitados no referido concurso estadual. A solicitação destaca a urgência em suprir as carências identificadas nas escolas da rede estadual de ensino.

A precarização da educação pública na Bahia se agrava com a falta de profissionais em diversas áreas da educação básica e a demora na convocação dos aprovados no concurso é um reflexo dessa realidade, afetando diretamente a qualidade do ensino em nosso estado. Em 2022, o concurso SEC/BA – SAEB foi realizado com o objetivo de preencher mais de 2 mil vagas para professores e coordenadores pedagógicos nas escolas estaduais da Bahia. Porém, mesmo após a aprovação no concurso, muitos desses profissionais ainda aguardam convocação, no cadastro de reserva, que deveria ter sido utilizado para suprir as crescentes necessidades do sistema educacional baiano.

Durante uma reunião recente deste ponto de pauta, a SEC anunciou a convocação de 500 habilitados, entre os meses de setembro a dezembro, número considerado insuficiente pela APLB diante da real demanda existente nas unidades escolares. A necessidade de aumento desta demanda foi identificada através do projeto “APLB Itinerante”, que realiza visitas a diversas escolas, onde ficou evidente a carência destes profissionais qualificados, que aguardam a convocação, para atender adequadamente os estudantes da rede estadual de ensino. 

Além disso, a APLB anexou ao ofício uma pesquisa feita pelos próprios habilitados em questão e enviada para a APLB-Sindicato que ajuda a fazer uma reflexão sobre a demanda da rede estadual de ensino, evidenciada também pelo número ainda expressivo e crescente de contrato REDA, bem como demanda de coordenação pedagógica nas escolas, de acordo com o porte da escola ou número de alunos/as matriculados. Todos este dados reforçam a argumentação de que o número proposto pela SEC não corresponde à necessidade urgente de pessoal.

Com base nesses dados, a APLB não apenas solicitou o aumento imediato das convocações, mas também propôs a criação de um cronograma detalhado para assegurar a contratação de um número suficiente de profissionais ao longo dos próximos meses. A expectativa é que o governo do estado reconheça a urgência da situação e atenda ao pleito, garantindo assim melhores condições de ensino e aprendizagem para todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar de ler também: