A TARDE – APLB-BA diz que retorno 100% presencial ainda é precipitado e que governador está “totalmente equivocado”

Confira a matéria de sexta-feira (08/10), no A TARDE digital:

O presidente da APLB-BA, Rui Oliveira, afirmou na sexta-feira (08/10),  em entrevista ao grupo A TARDE, que a decisão anunciada do governador Rui Costa (PT) de retornar as aulas 100% presenciais na rede estadual no próximo dia 18 de outubro foi precipitada.

Na avaliação do educador, o petista está “totalmente equivocado” em tomar a decisão sem que a pandemia de Covid-19 esteja “completamente controlada”.

“Nós achamos que é uma precipitação, da mesma forma que combatemos o prefeito Bruno Reis, dizemos que o governador está totalmente equivocado”, diz o professor, que provoca ao comparar a atitude ao posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, a quem Rui Costa (PT) se coloca como oposição.

Segundo Rui Oliveira, basta visitar qualquer escola pública estadual para perceber que não é possível manter o distanciamento recomendado de 1,5 metro entre cada aluno, o recomendado pelas autoridades sanitárias como o mínimo necessário para evitar a disseminação da doença.

“Ele diz que está combatendo a Covid, mas está indo ao encontro ao governo Bolsonaro, está tomando a mesma atitude. Ele precisa visitar a escola da rede estadual. Se botar 40 alunos, é um em cima do outro, ele vai ver que não cabe com 1,5 metro de distanciamento, fica um junto com o outro e acaba contribuindo para a proliferação do vírus. Está fazendo a mesma coisa que o governo federal”, critica.

A partir da próxima quarta-feira, 13, o sindicato vai mobilizar carros-de-som em uma campanha para pedir que pais e mães não mandem os filhos para o “corredor da morte”, em Salvador e nas cidades de grande e médio porte da Bahia. Para o líder da APLB-BA o retorno é um mau exemplo dado pelo poder público para os jovens.

“Qual a lição dada para a juventude? Para depois reclamar do paredão? Somos totalmente contra. Achamos que é descabido e vamos fiscalizar, acionar o Ministério Público e as autoridades competentes. Vamos lutar, garantir que seja exigido protocolo de biosegurança”, declarou.