A greve da Rede Municipal de Salvador na imprensa

Bahia Notícias

15 de junho de 2009
APLB AFIRMA QUE MANTERÁ GREVE
00:00:35

Sindicato diz que proposta de 1% da prefeitura é inaceitável

Diante da proposta de reajuste de 1%, oficializada nesta segunda-feira (15) pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), os professores municipais de Salvador devem manter a greve que já dura 15 dias. O índice proposto é o mesmo oferecido pela prefeitura aos demais servidores e está aquém do aumento de 9,01% exigido pelos educadores e de 50% requerido pelo funcionalismo público. “Esse valor é inegociável e nós recusamos. Não tem acordo. Isso é inaceitável. Devemos manter a greve na assembleia”, enfatizou a diretora da APLB-Sindicato, entidade que responde pela categoria. A reunião dos profissionais da educação acontece nesta terça (16), às 9h, no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos. O Município, por sua vez, entende que a proposta é razoável, uma vez que teria cumprido os demais itens da pauta de reivindicações, e entende que as escolas voltarão a funcionar e já fala em reposição de aulas. “Os alunos não poderão ser ainda mais prejudicados do que já foram este ano. Tão logo acabe a greve, o que esperamos seja o mais rápido possível, vamos discutir o calendário de reposição”, declarou o subsecretário de educação Eliezer Cruz.

Correio
Servidores não aceitam reajuste de 1% e mantêm greve
15.06.2009 – 21h00

Os servidores municipais de Salvador não aceitaram o reajuste salarial de 1% oferecido pela prefeitura e decidiram manter a greve por tempo indeterminado, iniciada nesta segunda-feira (15).

A contra-proposta foi feita na tarde desta segunda durante reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com representantes do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) e das secretarias da Fazenda, de Educação e de Planejamento.

Os servidores recebem atualmente um salário-mínimo e pede a criação de um piso salarial de R$ 695, além de assistência médica e plano de cargos e salários.

“Essa contra-proposta é um desrespeito aos servidores. Não esperamos um ano inteiro para receber apenas 1% de reajuste”, reclamou Everaldo Braga, coordenador geral do Sindseps. Ainda segundo Everaldo, dos 22 mil servidores da prefeitura, cerca de 17 mil paralisaram as atividades sem prazo para retorno.

Nesta terça-feira (16), às 11h, no Sindicato dos Bancários, a categoria vai avaliar a proposta da prefeitura e definir o futuro do movimento. Mas Ereraldo Braga adianta que, muito provavelmente, os trabalhores não vão aceitar o reajuste de 1%. O assessor do prefeito João Henrique, André Curvelo, disse que a prefeitura não tem condições de oferecer um reajuste maior que 1%.

http://ibahia.globo.com/plantao/default.asp
Greve: servidores recusam proposta da prefeitura
15/06/2009 – 21h0m

Os servidores municipais de Salvador não aceitaram o reajuste salarial de 1% oferecido pela prefeitura e decidiram manter a greve por tempo indeterminado, iniciada nesta segunda-feira (15).

A contra-proposta foi feita na tarde de hoje durante reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com representantes do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) e das secretarias da Fazenda, de Educação e de Planejamento.

Os servidores recebem atualmente um salário-mínimo e pede a criação de um piso salarial de R$ 695, além de assistência médica e plano de cargos e salários.

SMS: servidores impedem entrada de funcionários
Seguem greves: professores, servidores e policiais

“Essa contra-proposta é um desrespeito aos servidores. Não esperamos um ano inteiro para receber apenas 1% de reajuste”, reclamou Everaldo Braga, coordenador geral do Sindseps. Ainda segundo Everaldo, dos 22 mil servidores da prefeitura, cerca de 17 mil paralisaram as atividades sem prazo para retorno.

Nesta terça-feira (16), às 11h, no Sindicato dos Bancários, a categoria vai avaliar a proposta da prefeitura e definir o futuro do movimento. Porém, Everaldo Braga adianta que, muito provavelmente, os trabalhores não vão aceitar o reajuste de 1%.

O assessor do prefeito João Henrique, André Curvelo, disse que a prefeitura não tem condições de oferecer um reajuste maior que 1%.

Bahia Notícias

10 de Junho de 2009

PROFESSORES RECLAMAM DE INOPERÂNCIA NA CMS

15:37:53

Os professores da rede municipal de ensino lotam na tarde desta quarta-feira (10) a Praça Municipal, no Centro de Salvador, onde realizam uma assembleia. O encontro debaterá o futuro do movimento, que paralisa as atividades em todas as escolas administradas pela Prefeitura há dez dias. Além da reunião entre os educadores, foi marcada uma audiência com os vereadores na Câmara, mas apenas três parlamentares compareceram à Casa: Carballal (PT), Aladilce e Olívia Santana (ambas PCdoB). Por falta de quorum tanto a sessão quanto o encontro com os professores foram derrubados. Integrantes do grupo de manifestantes dizem que a ausência representa a “inoperância do legislativo, cujos membros devem ter lotado a agenda na quarta para curtir o feriadão nos próximos dias”.

salvador |04.06.2009 – 11h59


Professores da rede municipal, fecham Estação da Lapa

Redação CORREIO

Cerca de dois mil professores da rede municipal de ensino realizam uma manifestação nesta quinta-feira (4), em frente a Estação da Lapa., em protesto as reivindicações da categoria por melhores salários e direito ao plano de saúde que segundo ele, ainda não foram atendidas pela Prefeitura.

Os ônibus não conseguem sair ou entrar da estação, e o trânsito no local está muito congestionado. A decisão do protesto foi decidida pela categoria, após assembleia realizada às 9h desta quinta-feira (04), no ginásio do sindicato dos Bancários.

Os professores decretaram greve por tempo indeterminado na última sexta-feira (29), e reivindicam reajuste salarial de 9,01% e o direito a plano de saúde. Após a manifestação na Estação da Lapa, os professores pretendem ir até a Secretaria da Aministração Municipal, nos Barris.

(atualizada às 12h50)

CIDADES


todas as notícias de CIDADES

 

 

04/06/2009 às 10:56

Professores em greve param a Estação da Lapa

A TARDE On Line*

Os professores municipais pararam a Estação da Lapa nesta quinta-feira, 4, congestionando o trânsito no local e impedindo a entrada dos ônibus no terminal. O protesto começou no Largo dos Aflitos, de onde eles seguiram em passeata até a Lapa. A caminhada causa tumulto no centro da cidade.

Na altura da Avenida Centenário, um homem, não identificado, pedia desesperado para os manifestantes liberarem a passagem do seu veículo, que transporta uma mulher grávida em trabalho de parto. A estudante de enfermagem Taíse Dourado, também estava nervosa pedindo para passar pelo protesto. Ela alegou que ia se atrasar para o estágio e temia ser desligada da empresa, já que tinha pouco tempo trabalhando no local.

A professora Galbani Menezes diz que cerca de 1.500 docentes participam do protesto. “Estamos tumultuando para ver se resolve”, admitiu. A vice-coordenadora da APLB, sindicato da categoria, Marilene Betros, disse que a passeata foi aprovada em assembleia, realizada na manhã desta quinta-feira, 4. De acordo com o secretário-geral da APLB, Claudemir Nonato, a decisão foi tomada porque a Prefeitura não tinha se posicionado sobre a pauta de reivindicação.

Diretores do sindicato e representantes da Prefeitura se reuniram em uma mesa de negociação nesta manhã, em que o governo municipal aceitou oferecer o plano de saúde. De acordo o sub-secretário, Eliezer Cruz, será formada uma comissão para elaborar, no prazo de 90 dias, a estrutura do plano de saúde. Cruz também diz que a Prefeitura se compromete em melhorar o atendimento no sistema de saúde municipal.

O plano de saúde era um dos pontos pendentes da negociação, o outro é o reajuste da categoria. Eles pedem 9,01% de aumento, mas a Prefeitura ainda não definiu uma contra-proposta sobre este ponto. De acordo com Nonato, sindicalistas e governo se reúnem novamente às 14h para discutir o percentual de reajuste.

A categoria se reúne em assembleia nesta sexta-feira, 5, às 9h, para analisar as contra-propostas do governo municipal. Eles estão em greve desde a última sexta-feira, 29.

*Com informações de George Brito | A TARDE

Fala Bahia

E os professores municipais continuam em greve

Atualizado em 3 de junho de 2009, às 14:57

180 mil alunos estão sem aula, em 414 escolas de salvador, por causa da greve, iniciada na última sexta-feira (29).

Na manhã desta quarta-feira, os professores realizaram uma manifestação em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação.

Os profissionais reivindicam reajuste salarial de 9% e a criação do plano de saúde.

Nesta quinta-feira (03), os professores realizam mais uma assembléia, às 9 h, para decidir os rumos do movimento.

Metropole

Cerca de 80 professores fazem apitaço em advertência à Prefeitura

Fonte: Redação | 03/06/2009 11h29 | Cidade

Categoria se concentra em frente a Secretaria Municipal de Educação, no bairro de Brotas

Pelo menos 80 professores municipais fazem desde as 10h30 de hoje (3), um protesto em frente a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador (SMEC), no bairro de Brotas. Eles realizam um apitaço em advertência à Prefeitura que não se posicionou sobre o reajuste e e plano de saúde para a classe.

Segundo a SMEC, o órgão depende do posicionamento de outras secretarias para apresentar uma contra-proposta.

Os professores municipais pedem 9,01% de reajuste salarial. A categoria afirmou que os trabalhos só serão retomados após à Prefeitura apresentar uma contra-proposta.

iBahia

Professores protestam em frente à Smec

03/06/2009 – 12h38m

*Da Redação, com informações do Correio

redacao@portalibahia.com.br

Professores da rede municipal de ensino protestaram na manhã desta quarta-feira (3) em frente a Secretaria Municipal de Educação (Smec), no bairro de Brotas. Cerca de 80 servidores fizeram um apitaço contra a falta de posicionamento da Prefeitura de Salvador sobre o reajuste salarial de 9,01% e o plano de saúde da categoria.

Ainda nesta quarta-feira, às 14h, uma reunião será realizada com representantes de escolas na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado (APLB). Já na quinta-feira, às 9h, uma assembléia será realizada no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos.

Os professores disseram que não retornarão ao trabalho enquanto não tiverem uma contra-proposta da Prefeitura. Segundo segundo informações da assessoria de comunicação da Smec, ainda não se tem informações oficiais do sub-secretário da Secretaria que está em reunião com representantes APLB.

CNTE

Professores municipais de Salvador decidem amanhã se mantêm greve

03/06/09

Os professores da rede municipal de Salvador se reunirão nesta quinta-feira (04/06/09) em nova assembleia no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, para definir os rumos do movimento. Na última terça-feira (02), a categoria decidiu manter a paralisação iniciada no último dia 29 de maio.

Na manhã de hoje (03), os profissionais de educação realizaram uma mobilização em frente à Secretaria Municipal de Educação. Às 14h, se reuniram com representantes de escolas, na sede da APLB-Sindicato.Os professores reivindicam reajuste salarial de 9,01%, efetivação do plano de saúde e abertura de concurso.

De acordo com a diretora da APLB-Sindicato, Elza Melo, as negociações prosseguem com a Secretaria Municipal de Educação, uma vez que dos 34 itens da pauta só 10 foram abordados até agora.

Elza informou ainda que, por várias vezes, o Sindicato tentou negociar, sem sucesso, com os órgãos do governo envolvidos na questão. Por isso, não procede a informação do Executivo Municipal de que a greve é “uma atitude precipitada”.

Salvador

Atualizado em 3 de junho de 2009, às 09:05

Prefeitura vai analisar reivindicações de servidores

Eles querem reajuste salarial de 50%, assistência médica e melhoria das condições de trabalho

Os servidores municipais de Salvador decidiram fazer uma paralisação de três dias a partir desta quarta-feira (3).

Eles querem reajuste salarial de 50%, assistência médica e melhoria das condições de trabalho. A prefeitura disse que ainda está analisando a pauta de reivindicações dos servidores.

Educação – Os professores da rede municipal de ensino também estão parados há uma semana. Eles querem um reajuste de 9,01%. 180 mil crianças estão sem aulas.

Tribuna da Bahia

Educação
Professores da rede municipal entram em greve
Publicada: 29/05/2009 | Atualizada: 29/05/2009

Samanta Uchôa / Roberta Cerqueira

Os professores da rede municipal de educação entraram em greve por tempo indeterminado.

A paralisação foi definida em assembleia com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), nesta manhã (29).

Os educadores reivindicam um reajuste salarial de 9,01% e assistência médica adequada.

Durante a assembleia, eles fizeram um minuto de silêncio em homenagem a professora Luzinete Oliveira Prado, de 50 anos. Ela morreu na última terça-feira (26), de infarto. Eles alegam que uma falta de atendimento médico adequado agravou o estado de saúde da professora.

Reajuste

Professores municipais deflagram greve

Cerca de 180 mil alunos de 417 escolas municipais estão sem aulas desde o dia 26 de maio | Leia mais

salvador |29.05.2009 – 12h45

Servidores municipais de educação decretam greve em assembléia

Redação CORREIO Os servidores municipais da educação decretaram greve por tempo indeterminado, em decisão tomada na manhã desta segunda-feira (29) em assembleia, realizada no Ginásio dos Bancários, no Largo Dois de Julho.

Segundo Gustavo Mercês, diretor do sindicato de servidores municipais, além dos professores, os funcionários da área técnica administrativa também aderiram a greve. Já os servidores das diversas secretarias que fizeram protesto nos últimos dias, decidirão se farão greve apenas em assembléia do dia 02 de junho.

Elza Melo, diretora da APLB, não foi feito qualquer acordo com a prefeitura, que não apresentou propostas em relação a reajuste e plano de saúde. “Eles estão em silêncio absoluto e nós estamos aguardando que nos convoquem para uma reunião”, disse a diretora indignada.

Ainda segundo Elza , os servidores esperaram 57 dias para decretar a paralisação, que não foi um movimento precipitado. “Solicitamos audiência várias vezes e nada. E o tempo da greve quem determinará é o executivo municipal, pois eles nos obrigaram a decretá-la”, destacou.

Entre os pontos de divergência entre os sindicalistas e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) que não foram acordados, estão o reajuste salarial de 9,01% e o direito a plano de saúde.

ATARDE

Salvador

Professores: greve por tempo indeterminado

Decisão em assembleia deixa sem aulas 165 mil alunos de 414 escolas da rede municipal

CIDADES
29/05/2009 às 09:24

| ATUALIZADA às 11:24 |

Professores municipais entram em greve por tempo indeterminado

Paula Pitta | A TARDE On Line


Os professores municipais decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em assembleia realizada nesta manhã, no clube do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, e agora partem em caminhada pelo centro da cidade em direção à Praça Municipal. Segundo Mônica Muniz, diretora da APLB, a categoria tomou esta decisão porque não obteve retorno da prefeitura sobre o reajuste pleiteado, de 9,01%. Uma nova assembleia foi marcada para discutir o movimento, no dia 2 de junho, às 9h.
“Eles discutiram apenas itens pedagógicos. Estamos aguardando o governo chamar para discutir”, diz Marilene Betros, vice-coordenadora da APLB. Os professores não voltam às salas de aula, emendando a greve com a paralisação de 72 horas que começou na quarta, 27. Marilene diz que os docentes não precisariam cumprir o prazo legal de 72 horas para informar a população e governo sobre a greve porque a categoria já estava de braços cruzados. “Eles estavam cientes da possibilidade da greve”, explica.
O movimento dos professores municipais deixa sem aulas 165 mil estudantes em 414 escolas.
Administrativo – Além dos docentes, cerca de 300 servidores municipais da área administrativa participaram da assembleia no sindicato dos Bancários. Eles fazem parte do movimento dos funcionários públicos da Prefeitura que, desde a semana passada, já pararam por um dia a Seplag, Transalvador, Salvamar, Sucop, SMA, Sucom, Sesp e Guarda Municipal.
De acordo com o diretor do sindicato dos servidores municipais, Gustavo Mercês, a
secretaria de educação continua funcionando nesta sexta, apesar da paralisação dos funcionários públicos. “Os terceirizados e estagiários continuam trabalhando e lá tem muitos”, diz, sem informar o total de terceirizados e estagiários.
Os servidores pedem 50% de reajuste, assistência médica e melhorias nas condições de trabalho.
A reportagem do A TARDE On Line entrou em contato com a Prefeitura, mas o órgão ainda não se pronunciou sobre as reivindicações dos professores e servidores.

iBahia

Professores da rede municipal decretam greve

29/05/2009 – 13h22m

*Da Redação
redacao@portalibahia.com.br
Os professores da rede municipal de ensino decretaram greve por tempo indeterminado em decisão tomada na assembleia, realizada na manhã desta sexta-feira (29), no Ginásio dos Bancários, no Largo Dois de Julho.
“A greve foi deflagrada por tempo inderteminado e vamos ter uma próxima assembleia na terça-feira (2), no mesmo local e horário onde foi realizada a reunião de hoje. Os dois pontos principais das reivindicações dos professores, em relação ao plano de sáude e ao reajuste salarial, nada foi resolvido pela prefeitura”, declarou Elza Melo, diretora da Associação dos Professores Legistas da Bahia (APLB).

Alunos sofrem com greve e falta de professores
Mais de 100 mil alunos estão sem aulas hoje (27)
Professores decidem paralisar atividades por 72h
Há três dias que a greve atinge cerca de 180 mil alunos das 417 escolas municipais de Salvador. Com a decisão tomada hoje, os estudantes vão continuar prejudicados com a falta de aulas.

Além dos professores, os servidores municipais da educação da área administrativa decidiram aderir à greve. Já os servidores das diversas secretarias que fizeram protesto nos últimos dias, decidirão se farão greve apenas em assembleia do dia 2 de junho.
Entre os pontos de divergência dos sindicalistas e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) que não foram acordados, estão o reajuste salarial de 9,01% e o direito a plano de saúde. De acordo com a assessoria de comunicação da SMEC, essas reivindicações dependem da administração municipal como um todo e ainda hoje o secretário da educação deve convocar uma reunião.

Rádio Metrópole

 


29/05/2009 11h39 |
Cidade

Professores da rede municipal decretam greve

Servidores reivindicam reajuste salarial, plano de saúde e a realização de concurso público
Os professores da rede municipal de ensino decretaram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na assembléia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) na manhã de hoje (29).

Os educadores reivindicam reajuste salarial de 9,01%, readequação do plano de saúde e a realização de concurso público para a categoria.

De acordo com a APLB, 90% dos professores vão aderir ao movimento.

Depois da assembleia, os manifestantes agora vão realizar uma passeata em direção à Praça Municipal. Na próxima segunda-feira (1º), os líderes do movimento prometem visitar as escolas que não aderiram à greve e, na terça, será realizada uma nova assembleia.

Os professores da rede municipal de ensino suspenderam suas atividades desde a quarta-feira, quando decretaram paralisação de 72 horas. Desde então, os cerca de 165 mil alunos das 414 escolas municipais estão sem aulas. Os responsáveis pelo movimento garantem que haverá reposição.

Correio

salvador |26.05.2009 – 13h13

Professores do município podem parar por 72 horas

Redação CORREIO

Cerca de 180 mil alunos de 417 escolas em Salvador poderão ficar sem aulas nas próximas 72 horas, se for cumprida a ameaça de paralisação dos professores da rede municipal de ensino. Segundo o sindicato da categoria, o prazo pode ainda ser estendido caso não haja avanço nas negociações com a prefeitura.

As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial de 9,01%, plano de saúde e novo concurso público. Os professores decidiram pela paralisação na manhã desta terça-feira (26), em uma assembléia no Ginásio dos Bancários, no Largo dos Aflitos.

Uma nova reunião na sexta-feira (29) definirá se a greve será deflagrada, segundo informações de Elza Melo, diretora da Associação dos Professores Legistas da Bahia (APLB).

“Nós demos um prazo de 72 horas para pressionar a prefeitura já que apresentamos para a Secretaria Municipal de Educação (Smec) e diversos outros órgãos uma pauta com 34 reivindicações desde o dia 01 de abril e nada aconteceu após 56 dias”, disse a diretora indignada.

Segundo Elza, após a assembléia realizada nesta manhã, a Smec convocou a APLB para uma conversa ainda nesta tarde, para tentar solucionar os problemas. ” Tudo dependerá exclusivamente do executivo municipal, o prefeito diz que quer dialogar, e esperamos que sim, pois estamos abertos para negociar e ver o que realmente vai acontecer”, enfatizou a diretora.

Manifestação
Após a assembléia, os professores da rede municipal saíram emprotesto pela avenida Sete, no Campo Grande e causaram congestionamento na região, deixando o trânsito parado em frente ao Sebrae, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador).

(Notícia atualizada às 14h41)

CIDADES
APLB/SINDICADO DEFLAGRA GREVE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM SALVADOR
Professores da rede municipal de ensino entram em greve a partir de hoje

Os professores da Rede Municipal de Salvador paralisaram seus trabalhos. A decisão foi tomada na assembléia desta terça-feira, 26 de maio, pela manhã. O limite dos professores foi ultrapassado.

Foram várias reuniões com dirigentes da Secretaria Municipal da Educação e de outros órgãos e secretarias da Prefeitura e nenhuma reivindicação foi atendida. Entre outras questões, os professores querem um reajuste salarial de 9,01%.

Leia os outros itens da pauta

Programação:

Após a assembléia geral desta terça-feira, dia 26 de maio, os professores saíram em passeata pelo Centro de Salvador.

Nesta quarta-feira, 27, tem manifestação na Secretaria Municipal de Educação, no Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, às 14 horas

Na quinta-feira, às 14 horas, tem reunião de representantes de escolas na sede da APLB-Sindicato, às 14 horas.

Na sexta-feira, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, assembléia de avaliação do movimento.

Bahia Notícias

ESCOLAS MUNICIPAIS NÃO DARÃO MAIS AULA ESTA SEMANA

13:55:51

A Rede Municipal de Ensino de Salvador anunciou que uma paralisação de 72h nas atividades escolares terá início nesta quarta-feira (27), o que condena o resto da semana letiva nas unidades educacionais da cidade. O protesto faz parte da campanha salarial da categoria junto ao poder público. O movimento já entregou a pauta de reivindicações à prefeitura há quase 60 dias, mas até agora não houve acordo. Uma passeata pretende chegar à sede da Secretaria de Educação, em Brotas, a partir das 14h nesta terça (26), para fazer um protesto formal. A principal reivindicação dos professores é aumento de 9,01% nos salários. Apesar de a paralisação estar marcada para a quarta, na terça uma assembléia dos docentes já comprometeu as aulas. Com isto, apenas na segunda-feira houve aulas nas escolas municipais de Salvador.

A TARDE

26/05/2009 às 11:31

| ATUALIZADA às 12:16 | COMENTÁRIOS (3)

Professores municipais param atividades por 72h

Paula Pitta | A TARDE On Line

Luciano da Matta | Agência A Tarde

Professores da rede municipal de ensino saíram em passeata pelo centro da cidade


Os
professores da rede municipal de ensino decretaram paralisação de advertência de três dias, a contar desta quarta-feira, 27, mas as aulas desta terça já foram prejudicadas por causa da assembleia da categoria, que aconteceu no turno da manhã. Os cerca de 300 docentes que estiveram presentes ao encontro seguem em passeata do Largo dos Aflitos até a Praça Municipal.
Eles alegam que a Prefeitura não se posicionou sobre três itens da pauta de reivindicações entregue há 56 dias. “Discutiram algumas questões, mas não deram resposta no que diz respeito ao reajuste, plano de saúde e concurso público, que são prioritários, pois atingem diretamente o servidor”, diz Marilene Betros, vice-coordenadora da APLB. Os professores municipais querem reajuste de 9,01%.


A categoria pretende protestar em frente à
Secretaria Municipal de Educação, em Brotas, nesta quarta, às 14h. Na sexta, eles se reúnem para avaliar o movimento em assembleia no Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, às 9h. De acordo com a sindicalista, Salvador conta com cerca de 8 mil professores municipais.
A reportagem tentou contato com a Prefeitura através dos telefones da Secretaria de Educação e a de Comunicação, mas não conseguiu falar com os assessores destes órgãos.

Educação
Professores da rede municipal entram em greve
Publicada: 29/05/2009 | Atualizada: 29/05/2009

Samanta Uchôa / Roberta Cerqueira

Os professores da rede municipal de educação entraram em greve por tempo indeterminado.

A paralisação foi definida em assembleia com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), nesta manhã (29).

Os educadores reivindicam um reajuste salarial de 9,01% e assistência médica adequada.

Durante a assembleia, eles fizeram um minuto de silêncio em homenagem a professora Luzinete Oliveira Prado, de 50 anos. Ela morreu na última terça-feira (26), de infarto. Eles alegam que uma falta de atendimento médico adequado agravou o estado de saúde da professora.

Reajuste

Professores municipais deflagram greve

Cerca de 180 mil alunos de 417 escolas municipais estão sem aulas desde o dia 26 de maio | Leia mais

salvador |29.05.2009 – 12h45

Servidores municipais de educação decretam greve em assembléia

Redação CORREIO Os servidores municipais da educação decretaram greve por tempo indeterminado, em decisão tomada na manhã desta segunda-feira (29) em assembleia, realizada no Ginásio dos Bancários, no Largo Dois de Julho.

Segundo Gustavo Mercês, diretor do sindicato de servidores municipais, além dos professores, os funcionários da área técnica administrativa também aderiram a greve. Já os servidores das diversas secretarias que fizeram protesto nos últimos dias, decidirão se farão greve apenas em assembléia do dia 02 de junho.

Elza Melo, diretora da APLB, não foi feito qualquer acordo com a prefeitura, que não apresentou propostas em relação a reajuste e plano de saúde. “Eles estão em silêncio absoluto e nós estamos aguardando que nos convoquem para uma reunião”, disse a diretora indignada.

Ainda segundo Elza , os servidores esperaram 57 dias para decretar a paralisação, que não foi um movimento precipitado. “Solicitamos audiência várias vezes e nada. E o tempo da greve quem determinará é o executivo municipal, pois eles nos obrigaram a decretá-la”, destacou.

Entre os pontos de divergência entre os sindicalistas e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) que não foram acordados, estão o reajuste salarial de 9,01% e o direito a plano de saúde.

ATARDE

Salvador

Professores: greve por tempo indeterminado

Decisão em assembleia deixa sem aulas 165 mil alunos de 414 escolas da rede municipal

CIDADES
29/05/2009 às 09:24

| ATUALIZADA às 11:24 |

Professores municipais entram em greve por tempo indeterminado

Paula Pitta | A TARDE On Line


Os professores municipais decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em assembleia realizada nesta manhã, no clube do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, e agora partem em caminhada pelo centro da cidade em direção à Praça Municipal. Segundo Mônica Muniz, diretora da APLB, a categoria tomou esta decisão porque não obteve retorno da prefeitura sobre o reajuste pleiteado, de 9,01%. Uma nova assembleia foi marcada para discutir o movimento, no dia 2 de junho, às 9h.
“Eles discutiram apenas itens pedagógicos. Estamos aguardando o governo chamar para discutir”, diz Marilene Betros, vice-coordenadora da APLB. Os professores não voltam às salas de aula, emendando a greve com a paralisação de 72 horas que começou na quarta, 27. Marilene diz que os docentes não precisariam cumprir o prazo legal de 72 horas para informar a população e governo sobre a greve porque a categoria já estava de braços cruzados. “Eles estavam cientes da possibilidade da greve”, explica.
O movimento dos professores municipais deixa sem aulas 165 mil estudantes em 414 escolas.
Administrativo – Além dos docentes, cerca de 300 servidores municipais da área administrativa participaram da assembleia no sindicato dos Bancários. Eles fazem parte do movimento dos funcionários públicos da Prefeitura que, desde a semana passada, já pararam por um dia a Seplag, Transalvador, Salvamar, Sucop, SMA, Sucom, Sesp e Guarda Municipal.
De acordo com o diretor do sindicato dos servidores municipais, Gustavo Mercês, a
secretaria de educação continua funcionando nesta sexta, apesar da paralisação dos funcionários públicos. “Os terceirizados e estagiários continuam trabalhando e lá tem muitos”, diz, sem informar o total de terceirizados e estagiários.
Os servidores pedem 50% de reajuste, assistência médica e melhorias nas condições de trabalho.
A reportagem do A TARDE On Line entrou em contato com a Prefeitura, mas o órgão ainda não se pronunciou sobre as reivindicações dos professores e servidores.
iBahia

Professores da rede municipal decretam greve

*Da Redação
redacao@portalibahia.com.br

29/05/2009 – 13h22m
Os professores da rede municipal de ensino decretaram greve por tempo indeterminado em decisão tomada na assembleia, realizada na manhã desta sexta-feira (29), no Ginásio dos Bancários, no Largo Dois de Julho.
“A greve foi deflagrada por tempo inderteminado e vamos ter uma próxima assembleia na terça-feira (2), no mesmo local e horário onde foi realizada a reunião de hoje. Os dois pontos principais das reivindicações dos professores, em relação ao plano de sáude e ao reajuste salarial, nada foi resolvido pela prefeitura”, declarou Elza Melo, diretora da Associação dos Professores Legistas da Bahia (APLB).

Alunos sofrem com greve e falta de professores
Mais de 100 mil alunos estão sem aulas hoje (27)
Professores decidem paralisar atividades por 72h
Há três dias que a greve atinge cerca de 180 mil alunos das 417 escolas municipais de Salvador. Com a decisão tomada hoje, os estudantes vão continuar prejudicados com a falta de aulas.

Além dos professores, os servidores municipais da educação da área administrativa decidiram aderir à greve. Já os servidores das diversas secretarias que fizeram protesto nos últimos dias, decidirão se farão greve apenas em assembleia do dia 2 de junho.
Entre os pontos de divergência dos sindicalistas e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) que não foram acordados, estão o reajuste salarial de 9,01% e o direito a plano de saúde. De acordo com a assessoria de comunicação da SMEC, essas reivindicações dependem da administração municipal como um todo e ainda hoje o secretário da educação deve convocar uma reunião.

Rádio Metrópole

 


29/05/2009 11h39 |
Cidade

Professores da rede municipal decretam greve

Servidores reivindicam reajuste salarial, plano de saúde e a realização de concurso público
Os professores da rede municipal de ensino decretaram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na assembléia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) na manhã de hoje (29). Os educadores reivindicam reajuste salarial de 9,01%, readequação do plano de saúde e a realização de concurso público para a categoria. De acordo com a APLB, 90% dos professores vão aderir ao movimento.

Depois da assembleia, os manifestantes agora vão realizar uma passeata em direção à Praça Municipal. Na próxima segunda-feira (1º), os líderes do movimento prometem visitar as escolas que não aderiram à greve e, na terça, será realizada uma nova assembleia.

Os professores da rede municipal de ensino suspenderam suas atividades desde a quarta-feira, quando decretaram paralisação de 72 horas. Desde então, os cerca de 165 mil alunos das 414 escolas municipais estão sem aulas. Os responsáveis pelo movimento garantem que haverá reposição.

Correio

salvador |26.05.2009 – 13h13

Professores do município podem parar por 72 horas

Redação CORREIO

Cerca de 180 mil alunos de 417 escolas em Salvador poderão ficar sem aulas nas próximas 72 horas, se for cumprida a ameaça de paralisação dos professores da rede municipal de ensino. Segundo o sindicato da categoria, o prazo pode ainda ser estendido caso não haja avanço nas negociações com a prefeitura.

As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial de 9,01%, plano de saúde e novo concurso público. Os professores decidiram pela paralisação na manhã desta terça-feira (26), em uma assembléia no Ginásio dos Bancários, no Largo dos Aflitos.

Uma nova reunião na sexta-feira (29) definirá se a greve será deflagrada, segundo informações de Elza Melo, diretora da Associação dos Professores Legistas da Bahia (APLB).

“Nós demos um prazo de 72 horas para pressionar a prefeitura já que apresentamos para a Secretaria Municipal de Educação (Smec) e diversos outros órgãos uma pauta com 34 reivindicações desde o dia 01 de abril e nada aconteceu após 56 dias”, disse a diretora indignada.

Segundo Elza, após a assembléia realizada nesta manhã, a Smec convocou a APLB para uma conversa ainda nesta tarde, para tentar solucionar os problemas. ” Tudo dependerá exclusivamente do executivo municipal, o prefeito diz que quer dialogar, e esperamos que sim, pois estamos abertos para negociar e ver o que realmente vai acontecer”, enfatizou a diretora.

Manifestação
Após a assembléia, os professores da rede municipal saíram emprotesto pela avenida Sete, no Campo Grande e causaram congestionamento na região, deixando o trânsito parado em frente ao Sebrae, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador).

(Notícia atualizada às 14h41)

CIDADES
APLB/SINDICADO DEFLAGRA GREVE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM SALVADOR
Professores da rede municipal de ensino entram em greve a partir de hoje

Os professores da Rede Municipal de Salvador paralisaram seus trabalhos. A decisão foi tomada na assembléia desta terça-feira, 26 de maio, pela manhã. O limite dos professores foi ultrapassado.

Foram várias reuniões com dirigentes da Secretaria Municipal da Educação e de outros órgãos e secretarias da Prefeitura e nenhuma reivindicação foi atendida. Entre outras questões, os professores querem um reajuste salarial de 9,01%.

Leia os outros itens da pauta

Programação:

Após a assembléia geral desta terça-feira, dia 26 de maio, os professores saíram em passeata pelo Centro de Salvador.

Nesta quarta-feira, 27, tem manifestação na Secretaria Municipal de Educação, no Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, às 14 horas

Na quinta-feira, às 14 horas, tem reunião de representantes de escolas na sede da APLB-Sindicato, às 14 horas.

Na sexta-feira, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, assembléia de avaliação do movimento.

Bahia Notícias

ESCOLAS MUNICIPAIS NÃO DARÃO MAIS AULA ESTA SEMANA

13:55:51

 

A Rede Municipal de Ensino de Salvador anunciou que uma paralisação de 72h nas atividades escolares terá início nesta quarta-feira (27), o que condena o resto da semana letiva nas unidades educacionais da cidade. O protesto faz parte da campanha salarial da categoria junto ao poder público. O movimento já entregou a pauta de reivindicações à prefeitura há quase 60 dias, mas até agora não houve acordo. Uma passeata pretende chegar à sede da Secretaria de Educação, em Brotas, a partir das 14h nesta terça (26), para fazer um protesto formal. A principal reivindicação dos professores é aumento de 9,01% nos salários. Apesar de a paralisação estar marcada para a quarta, na terça uma assembléia dos docentes já comprometeu as aulas. Com isto, apenas na segunda-feira houve aulas nas escolas municipais de Salvador.

A TARDE

26/05/2009 às 11:31

| ATUALIZADA às 12:16 | COMENTÁRIOS (3)

Professores municipais param atividades por 72h

Paula Pitta | A TARDE On Line

Luciano da Matta | Agência A Tarde

Professores da rede municipal de ensino saíram em passeata pelo centro da cidade


Os
professores da rede municipal de ensino decretaram paralisação de advertência de três dias, a contar desta quarta-feira, 27, mas as aulas desta terça já foram prejudicadas por causa da assembleia da categoria, que aconteceu no turno da manhã. Os cerca de 300 docentes que estiveram presentes ao encontro seguem em passeata do Largo dos Aflitos até a Praça Municipal.
Eles alegam que a Prefeitura não se posicionou sobre três itens da pauta de reivindicações entregue há 56 dias. “Discutiram algumas questões, mas não deram resposta no que diz respeito ao reajuste, plano de saúde e concurso público, que são prioritários, pois atingem diretamente o servidor”, diz Marilene Betros, vice-coordenadora da APLB. Os professores municipais querem reajuste de 9,01%.


A categoria pretende protestar em frente à
Secretaria Municipal de Educação, em Brotas, nesta quarta, às 14h. Na sexta, eles se reúnem para avaliar o movimento em assembleia no Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, às 9h. De acordo com a sindicalista, Salvador conta com cerca de 8 mil professores municipais.
A reportagem tentou contato com a Prefeitura através dos telefones da Secretaria de Educação e a de Comunicação, mas não conseguiu falar com os assessores destes órgãos.

Você pode gostar de ler também: