Para além da sala de aula – APLB defende que as escolas explorem outros espaços para promover o aprendizado
A APLB sempre defendeu uma educação pública, gratuita e de qualidade, mas os desafios são muitos! A educação deve ser pensada para além da sala de aula, pois educar é um retrato pintado conjuntamente por educadores e discentes, no qual a importância do sentimento se consolida e se frutifica. Educar pressupõe desafios, dentre os quais o do amor na educação. Foi pensando nisso que a direção da APLB acompanhou na manhã desta sexta-feira (16/12), um grupo de crianças da Escola Municipal Teresa Cristina em um passeio pedagógico, na Colônia de Férias Chácara do Alto, em Cassange, do SINPOJUD. A atividade planejada pela gestora da escola, Vancleide Oliveira em conjunto com o corpo docente e discente, contou com o apoio da APLB-Sindicato com relação ao lanche, transporte e o espaço para o passeio. O projeto foi pensando como um presente de formatura da turma do 5º ano, que irá fazer dissertação e outras atividades pedagógicas na escola.
A APLB apoia a iniciativa e espera que outras estratégias possam ser adotadas por outras instituições de ensino com o objetivo de fugir do tradicionalismo pedagógico, constituído por longas cargas horárias, avaliações e conteúdos apostilados para implementar uma educação mais dinâmica e diferenciada.
A diretora da APLB, Jhay Lopes acompanhou a atividade. “Foi uma experiência muito gratificante e valiosa para as crianças e todos os envolvidos. Mais um espaço para a promoção de uma aprendizagem diversa e inter-relacional. Como educador, é possível instruir e proporcionar o ensino fora do espaço físico da escola, a fim de levar um aprendizado de qualidade aos alunos, além de estimular outras ferramentas no processo educacional que contribuem e fortalecem para o desenvolvimento intelectual e emocional dos estudantes. Que mais projetos como esses possam surgir! A APLB estará sempre à disposição para somar da melhor forma. Juntos somos mais fortes!”, destacou Jhay.